Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido.
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