HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21179 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3496 "inscrito_id" => 12859 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido.\r\n \r\n REFERÊNCIAS BIBLIORGÁFICAS\r\n \r\n ABRAHÃO, M. H. M. B. (org). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004.\r\n \r\n BONI V. e QUARESMA S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/aprendendo_a_entrevistar_como_fazer_entrevistas_em_ciencias_sociais.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016.\r\n \r\n FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.\r\n \r\n MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ISSN. 2176-4360. Volume 01 / n. 01 ago.-dez. 2009. P1–7. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1> Acesso em 10/05/2016, às 21:49\r\n \r\n MESSIAS, Cinthia M. F. Reflexões sobre formação docente. Exército Brasileiro. Portal da Educação. Disponível em <http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016 \r\n \r\n NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.\r\n _____. Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Ed. Porto. 1995. \r\n \r\n _____. Nova Escola. Os novos pensadores da educação. Ed. Abril. Ano. 2002, p,23.\r\n \r\n NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola – Programa Salto para o futuro. Entrevista com Antônio Nóvoa, 2001. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/salto/entrevista/antonio-novoa Acesso em 09/05/2016, às 23:33.\r\n \r\n PENIN, Sonia Teresinha de Souza. Profissão Docente. TV Escola – Programa Salto para o futuro ISSN 1982 – 0283. Volume Edição Especial / n. 14 Outubro. 2009. Pag. 2 -7.\r\n \r\n PALAZÓN MAYORAL, MARÍA ROSA. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007 ISBN 978987118367-8 Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 13.doc>\r\n \r\n SENA, A. S. Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores. Itaituba - Pará, p. 1 - 6, 24 jun. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm> Acesso em: 11 de maio de 2016, ás 22:50\r\n \r\n _____. O papel do professor na construção do conhecimento, 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-professor-na-construcao-do-conhecimento/127202/#ixzz48IuYDiAn > acesso em 10/05/2016 às 21:52.\r\n \r\n SOARES, M. Cleonice; MEDEIROS, Normandia. F. M. . A Relação Colaborativa Entre Universidade e Escolas Campo De Estágio. In: XXII EPENN Encontro De Pesquisa Educacional Do Norte E Nordeste - Reunião Científica Da ANPED - 28 A 31 De Outubro. 2014, Natal, RN- Brasil. Pós-Graduação Em Educação No Norte E Nordeste: Produção De Conhecimento, Assimetrias E Desafios Regionais. Natal, RN: UFRN Biblioteca Setorial Do Ccsa, 2014. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12859_19082016160646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA RAQUEL ADELINO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LARA ADELINO" "autor_email" => "lara_adelino@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21179 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3496 "inscrito_id" => 12859 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL: ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE DE UMA PROFESSORA DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => """ Este trabalho se desenvolve a partir dos estudos da disciplina de Profissão Docente, tendo como base para investigação a história de vida, formação e exercício profissional na constituição da identidade do professor. O principal interlocutor é uma professora que atua nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetiva-se com esse artigo compreender o processo de constituição da identidade docente dos professores em exercício, a partir do olhar da história de vida, formação inicial e continuada e atuação docente. Realiza-se com base nos estudos de autores que discutem a formação e identidade docente. Para obtermos dados para a pesquisa, utilizamos uma entrevista semi-estruturada com uma professora da Rede Privada de Ensino do Município de Mossoró/RN, na qual a entrevistada narrou sua história de vida, formação e exercício profissional. Constatamos que a construção da identidade docente é um processo que envolve a formação inicial e continuada, influenciada por fatores externos e internos a profissão do professor. A entrevistada compreende que a sua identidade ainda está em construção, e que suas experiências e formação a ajuda todos os dias nessa composição do seu eu enquanto profissional docente, quando em sua narrativa, afirma que, “Hoje me defino como uma boa profissional, pois tento sempre atualizar e adaptar meus métodos de ensino, em sala de aula, de acordo com as necessidades dos meus alunos, aliados as minhas experiências anteriores.” (ANA MARIA, 2016). Mediante observações e questionamentos percebemos que o profissional traz consigo cultura e costumes da sua vivência anterior a sua atuação profissional que fazem também parte da construção da sua identidade como docente, que é formada por muitas identidades. Em busca de compreendermos o que é a identidade docente e como se a constrói, ressaltamos não ser fácil delinear a mesma, não há significados exatos, tão pouco manual de instruções pois a edificação desta analogia não é sustentada por métodos e receitas prontas, mais sobretudo através das experiências adquiridas ao longo das vivências em sala de aula e subjetividade de cada contexto vivido.\r\n \r\n REFERÊNCIAS BIBLIORGÁFICAS\r\n \r\n ABRAHÃO, M. H. M. B. (org). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUC, 2004.\r\n \r\n BONI V. e QUARESMA S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Disponível em <http://www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/aprendendo_a_entrevistar_como_fazer_entrevistas_em_ciencias_sociais.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016.\r\n \r\n FREIRE. P. Pedagogia da Autonomia – Saberes Necessários a Prática Educativa. Editora Paz e Terra, São Paulo, 1996.\r\n \r\n MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores ISSN. 2176-4360. Volume 01 / n. 01 ago.-dez. 2009. P1–7. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/exibir/1/3/1> Acesso em 10/05/2016, às 21:49\r\n \r\n MESSIAS, Cinthia M. F. Reflexões sobre formação docente. Exército Brasileiro. Portal da Educação. Disponível em <http://www.ensino.eb.br/portaledu/conteudo/artigo9813.pdf> Acesso em: 10 de maio de 2016 \r\n \r\n NÓVOA, Antônio. (coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.\r\n _____. Profissão Professor. Coleção Ciências da Educação. Ed. Porto. 1995. \r\n \r\n _____. Nova Escola. Os novos pensadores da educação. Ed. Abril. Ano. 2002, p,23.\r\n \r\n NÓVOA, Antônio. O professor pesquisador e reflexivo. TV Escola – Programa Salto para o futuro. Entrevista com Antônio Nóvoa, 2001. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/serie/salto/entrevista/antonio-novoa Acesso em 09/05/2016, às 23:33.\r\n \r\n PENIN, Sonia Teresinha de Souza. Profissão Docente. TV Escola – Programa Salto para o futuro ISSN 1982 – 0283. Volume Edição Especial / n. 14 Outubro. 2009. Pag. 2 -7.\r\n \r\n PALAZÓN MAYORAL, MARÍA ROSA. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas Boron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007 ISBN 978987118367-8 Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 13.doc>\r\n \r\n SENA, A. S. Formação Continuada e o Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores. Itaituba - Pará, p. 1 - 6, 24 jun. 2011. Disponível em: <http://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/formacao-continuada-processo-desenvolvimento-profissional.htm> Acesso em: 11 de maio de 2016, ás 22:50\r\n \r\n _____. O papel do professor na construção do conhecimento, 2014. Disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-papel-do-professor-na-construcao-do-conhecimento/127202/#ixzz48IuYDiAn > acesso em 10/05/2016 às 21:52.\r\n \r\n SOARES, M. Cleonice; MEDEIROS, Normandia. F. M. . A Relação Colaborativa Entre Universidade e Escolas Campo De Estágio. In: XXII EPENN Encontro De Pesquisa Educacional Do Norte E Nordeste - Reunião Científica Da ANPED - 28 A 31 De Outubro. 2014, Natal, RN- Brasil. Pós-Graduação Em Educação No Norte E Nordeste: Produção De Conhecimento, Assimetrias E Desafios Regionais. Natal, RN: UFRN Biblioteca Setorial Do Ccsa, 2014. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "PROFISSÃO DOCENTE, IDENTIDADE, FORMAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12859_19082016160646.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARA RAQUEL ADELINO DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "LARA ADELINO" "autor_email" => "lara_adelino@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }