Este trabalho trata da participação dos cursos de Artes, Educação do Campo, Matemática e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) no Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). O programa é uma ação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Por meio dos editais 028/2010 e 19/2013, na UFT deram suporte aos seguintes projetos: Construção de Saberes em Laboratórios de Educação Matemática e Laboratório de Práticas Pedagógicas (2010); e Programa de Formação Inicial e Continuada de Professores da UFT (2013). Esses projetos envolveram professores dos cursos dos Câmpus de Arraias, Miracema e Palmas, onde fomentou ações vinculadas ao Laboratório de Educação Matemática (LEMAT), Laboratório de Práticas Pedagógicas (LAPPE) e os Laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (LIFE). Este artigo traz, de forma sintetizada, algumas ações e resultados dos projetos, assim como a relevância do Prodocência para os cursos de licenciaturas e para a Educação Básica do Estado do Tocantins.