Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS VISANDO A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS

Palavra-chaves: LABORATÓRIO DIDÁTICO, ENSINO DE FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20895
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1285
    "inscrito_id" => 10686
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS VISANDO A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS"
    "resumo" => "Neste trabalho exporemos alguns resultados do projeto de pesquisa intitulado: “Atividades experimentais no ensino de Física: A formação do professor e o reflexo na Educação Básica”, mais especificamente no que se refere à elaboração de situações problema investigativas, visando a compreensão de conceitos físicos e a vivência de novas metodologias por professores em formação. Aqui apresentamos uma proposta didática, como uma alternativa para se trabalhar com atividades experimentais investigativas visando a compreensão de conceitos físicos. Descrevemos as escolhas feitas para a elaboração dessa proposta, bem como as etapas de execução e a apresentação de um roteiro experimental investigativo, o qual será posteriormente utilizado em intervenções didáticas com estudantes de um curso de licenciatura em Física (professores em formação).  A elaboração da proposta nos fez refletir acerca da importância da utilização de atividades experimentais no Ensino de Física com uma abordagem investigativa, uma vez que pudemos compreender que tal abordagem poderá contribuir fortemente para a facilitação da aprendizagem de fenômenos e conceitos físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DIDÁTICO, ENSINO DE FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10686_14082016151850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON EVANGELISTA MATEUS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersoneva20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20895
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1285
    "inscrito_id" => 10686
    "titulo" => "ELABORAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS VISANDO A COMPREENSÃO DE CONCEITOS FÍSICOS"
    "resumo" => "Neste trabalho exporemos alguns resultados do projeto de pesquisa intitulado: “Atividades experimentais no ensino de Física: A formação do professor e o reflexo na Educação Básica”, mais especificamente no que se refere à elaboração de situações problema investigativas, visando a compreensão de conceitos físicos e a vivência de novas metodologias por professores em formação. Aqui apresentamos uma proposta didática, como uma alternativa para se trabalhar com atividades experimentais investigativas visando a compreensão de conceitos físicos. Descrevemos as escolhas feitas para a elaboração dessa proposta, bem como as etapas de execução e a apresentação de um roteiro experimental investigativo, o qual será posteriormente utilizado em intervenções didáticas com estudantes de um curso de licenciatura em Física (professores em formação).  A elaboração da proposta nos fez refletir acerca da importância da utilização de atividades experimentais no Ensino de Física com uma abordagem investigativa, uma vez que pudemos compreender que tal abordagem poderá contribuir fortemente para a facilitação da aprendizagem de fenômenos e conceitos físicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LABORATÓRIO DIDÁTICO, ENSINO DE FÍSICA, FORMAÇÃO DE PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID10686_14082016151850.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON EVANGELISTA MATEUS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON"
    "autor_email" => "andersoneva20@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Neste trabalho exporemos alguns resultados do projeto de pesquisa intitulado: “Atividades experimentais no ensino de Física: A formação do professor e o reflexo na Educação Básica”, mais especificamente no que se refere à elaboração de situações problema investigativas, visando a compreensão de conceitos físicos e a vivência de novas metodologias por professores em formação. Aqui apresentamos uma proposta didática, como uma alternativa para se trabalhar com atividades experimentais investigativas visando a compreensão de conceitos físicos. Descrevemos as escolhas feitas para a elaboração dessa proposta, bem como as etapas de execução e a apresentação de um roteiro experimental investigativo, o qual será posteriormente utilizado em intervenções didáticas com estudantes de um curso de licenciatura em Física (professores em formação). A elaboração da proposta nos fez refletir acerca da importância da utilização de atividades experimentais no Ensino de Física com uma abordagem investigativa, uma vez que pudemos compreender que tal abordagem poderá contribuir fortemente para a facilitação da aprendizagem de fenômenos e conceitos físicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.