O estudo tem como objeto propor outra abordagem de ensino através da prática de produção textual e a não formação do redacioneiro visando à compreensão dos alunos, considerando distintas as práticas de redação e de produção textual. Dessa forma, a metodologia do trabalho iniciou através do estudo de cunho qualitativo. Os sujeitos elencados são professores e alunos de algumas escolas particulares e públicas do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados como ferramentas da pesquisa foram questionário e intervenção didática visando o trabalho com a produção textual escrita do alunado. Em seguida, a análise dos resultados foi feita por meio de uma descrição dos dados e uma interpretação dos indicadores coletados. Como embasamento teórico, adotei os estudos da Análise do Discurso Francesa – de Linha Foucaultiana e nos pressupostos teóricos de alguns estudiosos como Antunes (2006), Bunzen (2006), Geraldi (1998), entre outros. O contexto de produção dos textos requer trocas comunicativas para o ensino de Língua Portuguesa através da prática de produção textual na sala de aula.