O presente artigo apresenta reflexões sobre a relevância da formação de professores para atuar na Educação Profissional e Tecnológica, em especial na Educação Profissional Técnica de Nível Médio no contexto do Ensino Médio Integrado, perspectivando horizontes possíveis para um processo formativo propositivo, duradouro e efetivo que contribua significativamente para a potencialização da prática pedagógica dos professores que atuam na EPTNM e para a concretização, no interior das instituições, da perspectiva da Formação Humana Integral de jovens e adultos trabalhadores. Para tanto, o percurso metodológico delineado para a realização desse estudo consubstanciou-se na pesquisa bibliográfica, com foco no levantamento das contribuições teóricas de diversos autores sobre a temática da Formação de Professores para atuação na Educação Profissional e Tecnológica. Como resultados, apontamos a necessidade urgente e inadiável do fomento à construção de processos de formação de professores duradouros e propositivos, que assumam novos contornos, deixando de se configurar como ações emergenciais, pontuais e dispersas, e se constituam como política pública duradoura e efetiva que propicie a formação inicial e continuada, que os credencie à atuação socialmente referenciada na Educação Profissional e Tecnológica, mas especificamente no contexto do Ensino Médio Integrado.