A monitoria tem como um de seus objetivos auxiliar a turma em eventuais dificuldades desenvolvidas a cerca da disciplina, através do acompanhamento dos alunos que compõem a turma, visando o máximo rendimento da mesma em relação à disciplina. Porém, a monitoria não se mostra enriquecedora apenas para a turma que é acompanhada por o monitor, mas também, para o próprio monitor, sendo esta uma experiência extremamente significativa para sua formação, no desenvolvimento e aprimoramento de sua prática docente. Reconhecendo que esta permite aos licenciandos que fazem parte de seu programa nas Instituições de Ensino, adquirir sensibilidade para identificar as dificuldades dos alunos e criatividade para buscar solucioná-las, culminando assim, em uma experiência que lhes será extremamente útil como futuros professores. É justamente esta perspectiva a cerca da monitoria, reconhecendo-a como ferramenta no processo de formação do professor, que este artigo tem como objetivo relatar a experiência de monitoria na disciplina de Física IV, em uma turma de 6º período do curso de Licenciatura Plena em Física, durante o segundo semestre de 2015, na Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca.