CURRÍCULO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20610 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2093 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO" "resumo" => "Este trabalho se constitui num recorte da pesquisa intitulada A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta pedagógica curricular para a educação do campo, que analisa o processo de construção do currículo escolar da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância da tematização dos saberes e das experiências dos sujeitos da Reserva no currículo escolar, no processo de formação e fortalecimento de suas identidades enquanto sujeitos do campo. Configura-se enquanto Pesquisa de abordagem Qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo, e fez-se uso das sessões reflexivas, enquanto procedimento metodológico que assegurou o alcance dos objetivos propostos na pesquisa. Discute os achados empíricos sobre o currículo escolar identificando que a concepção de currículo escolar que permeia a escola pode fortalecer, ou enfraquecer, as identidades dos sujeitos do campo, através do reconhecimento, ou não, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, nas práticas escolares dos professores. Ao mergulhar nas singularidades da RDSEPT, reconhece que a escola lócus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico orientado numa perspectiva urbanocêntrica e que enfatiza o livro didático como estruturante do conhecimento escolar, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO ESCOLAR, SABERES E EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID556_15082016203841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS CAMPOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "IRIS CAMPOS" "autor_email" => "ivysandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20610 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2093 "inscrito_id" => 556 "titulo" => "CURRÍCULO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA OS SABERES E AS EXPERIÊNCIAS DOS SUJEITOS DA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO" "resumo" => "Este trabalho se constitui num recorte da pesquisa intitulada A RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADUAL PONTA DO TUBARÃO (RDSEPT) E O CURRÍCULO ESCOLAR: caminhos e descaminhos na construção de uma proposta pedagógica curricular para a educação do campo, que analisa o processo de construção do currículo escolar da Escola Municipal Alferes Cassiano Martins, localizada na comunidade de Barreiras, município de Macau, Estado do Rio Grande do Norte – RN. O objetivo deste artigo é discorrer sobre a importância da tematização dos saberes e das experiências dos sujeitos da Reserva no currículo escolar, no processo de formação e fortalecimento de suas identidades enquanto sujeitos do campo. Configura-se enquanto Pesquisa de abordagem Qualitativa, de caráter interpretativo/reflexivo, e fez-se uso das sessões reflexivas, enquanto procedimento metodológico que assegurou o alcance dos objetivos propostos na pesquisa. Discute os achados empíricos sobre o currículo escolar identificando que a concepção de currículo escolar que permeia a escola pode fortalecer, ou enfraquecer, as identidades dos sujeitos do campo, através do reconhecimento, ou não, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, nas práticas escolares dos professores. Ao mergulhar nas singularidades da RDSEPT, reconhece que a escola lócus desta pesquisa está em processo de construção de sua identidade enquanto escola do campo, dado o tratamento pedagógico orientado numa perspectiva urbanocêntrica e que enfatiza o livro didático como estruturante do conhecimento escolar, fato que tem dificultado a inserção, de forma efetiva, dos saberes e das experiências dos sujeitos educandos da Reserva, no currículo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CURRÍCULO ESCOLAR, SABERES E EXPERIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID556_15082016203841.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIS CAMPOS DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "IRIS CAMPOS" "autor_email" => "ivysandrade@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }