CASTRO, Rita Souza De. Ensino colaborativo: uma prática que promove à inclusão. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20907>. Acesso em: 22/11/2024 14:30
O presente trabalho representa uma atividade que foi proposta no curso que tem por título “Formação de Professores para a Inclusão do Público-alvo da Educação Especial – refletindo, planejando e agindo” em seu 3° Ciclo de Formação do Observatório de Educação Especial do Rio de Janeiro (OEERJ), em 2015. A experiência aqui descrita teve como objetivo geral analisar algumas considerações sobre ensino colaborativo fazendo um contraponto com algumas práticas pedagógicas realizadas em uma unidade escolar da prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Essa pesquisa tem como objetivo especifico levar os professores à reflexão sobre o planejamento escolar e suas práticas, despertando à atenção ao ensino colaborativo. Foram realizadas nessa escola pública desse referido município, através de uma reunião pedagógica, entrevistas com alguns docentes que aceitaram participar desse trabalho. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, foi apresentado Index para Inclusão como instrumento mediador, professores reconheceram as características do Index para Inclusão, foram-lhes apresentadas perguntas que nortearam a entrevista, em seguida quando os professores terminaram de respondê-las, confrontaram-nas e de forma reflexiva, criou-se no interior da escola um espaço dialógico, o qual não pode faltar nas escolas que buscam eliminar barreiras à aprendizagem. Os professores envolvidos perceberam que práticas pedagógicas precisam sofrer transformação, para que o sujeito possa, mesmo com limitações, avançar e desenvolver habilidades. Portanto, se faz necessário uma ressignificação das práticas pedagógicas dos profissionais, o trabalho em equipe precisa ser uma prática constante no espaço escolar.