Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, ALUNOS EGRESSOS, CURSO DE PEDAGOGIA Comunicação Oral (CO) Formação de Professores
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21676
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1475
    "inscrito_id" => 1813
    "titulo" => "O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz o resultado da primeira etapa do desenvolvimento da pesquisa: Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB; desenvolvida no grupo de estudos e pesquisas: Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Nesse interim, o pesquisa, que tratam do diagnostico inicial, apresentando os dados objetivo deste trabalho é refletir acerca do curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB, identificando o perfil dos alunos egressos deste curso e do período de sua formação. Assim, apresentamos os primeiros dados da numéricos coletados nos documentos fornecidos pela coordenação do curso de Pedagogia. Para tanto, usamos o método de pesquisa quale-quantis, pois possibilita a ampliação dos resultados  em abordagem investigativa,um aparato maior para a pesquisa, proporcionando ganhos relevantes para a pesquisa . Escolhemos como objeto da pesquisa os pedagogos egressos no período de 2011 a 2014 do CAMPUS IV/UFPB. Nossos estudos se embasaram nos estudos sobre a formação continuada dos professores com Novóa,(2009), saberes e profissionalização docente Tardif (1991) e Formação de professores no Brasil, Gatti (2009) e outros que contribuíram para  a nossa pesquisa. Os resultados, embora preliminares apontam para um público majoritariamente feminino, que as primeiras turmas do curso tiveram um número significativo de evasão, que do total de alunos egresso menos de 50% conseguiram terminar o curso no período previsto de nove semestres. No entanto vale ressaltar que o número de evasão vem diminuindo e que a maioria dos alunos egressos estão atuando na área de sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ALUNOS EGRESSOS, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1813_14082016233559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BATISTA"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21676
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 1475
    "inscrito_id" => 1813
    "titulo" => "O PERFIL DOS EGRESSOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS IV- UFPB: CAMINHOS E DESCAMINHOS DA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente trabalho traz o resultado da primeira etapa do desenvolvimento da pesquisa: Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB; desenvolvida no grupo de estudos e pesquisas: Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Nesse interim, o pesquisa, que tratam do diagnostico inicial, apresentando os dados objetivo deste trabalho é refletir acerca do curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB, identificando o perfil dos alunos egressos deste curso e do período de sua formação. Assim, apresentamos os primeiros dados da numéricos coletados nos documentos fornecidos pela coordenação do curso de Pedagogia. Para tanto, usamos o método de pesquisa quale-quantis, pois possibilita a ampliação dos resultados  em abordagem investigativa,um aparato maior para a pesquisa, proporcionando ganhos relevantes para a pesquisa . Escolhemos como objeto da pesquisa os pedagogos egressos no período de 2011 a 2014 do CAMPUS IV/UFPB. Nossos estudos se embasaram nos estudos sobre a formação continuada dos professores com Novóa,(2009), saberes e profissionalização docente Tardif (1991) e Formação de professores no Brasil, Gatti (2009) e outros que contribuíram para  a nossa pesquisa. Os resultados, embora preliminares apontam para um público majoritariamente feminino, que as primeiras turmas do curso tiveram um número significativo de evasão, que do total de alunos egresso menos de 50% conseguiram terminar o curso no período previsto de nove semestres. No entanto vale ressaltar que o número de evasão vem diminuindo e que a maioria dos alunos egressos estão atuando na área de sua formação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, ALUNOS EGRESSOS, CURSO DE PEDAGOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID1813_14082016233559.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CLEIDE BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE BATISTA"
    "autor_email" => "alinecleide@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O presente trabalho traz o resultado da primeira etapa do desenvolvimento da pesquisa: Formação docente no Vale do Mamanguape: uma análise a partir dos egressos do Curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB; desenvolvida no grupo de estudos e pesquisas: Práticas Educativas, Currículo e Cultura Escolar. Nesse interim, o pesquisa, que tratam do diagnostico inicial, apresentando os dados objetivo deste trabalho é refletir acerca do curso de Pedagogia do Campus IV-UFPB, identificando o perfil dos alunos egressos deste curso e do período de sua formação. Assim, apresentamos os primeiros dados da numéricos coletados nos documentos fornecidos pela coordenação do curso de Pedagogia. Para tanto, usamos o método de pesquisa quale-quantis, pois possibilita a ampliação dos resultados em abordagem investigativa,um aparato maior para a pesquisa, proporcionando ganhos relevantes para a pesquisa . Escolhemos como objeto da pesquisa os pedagogos egressos no período de 2011 a 2014 do CAMPUS IV/UFPB. Nossos estudos se embasaram nos estudos sobre a formação continuada dos professores com Novóa,(2009), saberes e profissionalização docente Tardif (1991) e Formação de professores no Brasil, Gatti (2009) e outros que contribuíram para a nossa pesquisa. Os resultados, embora preliminares apontam para um público majoritariamente feminino, que as primeiras turmas do curso tiveram um número significativo de evasão, que do total de alunos egresso menos de 50% conseguiram terminar o curso no período previsto de nove semestres. No entanto vale ressaltar que o número de evasão vem diminuindo e que a maioria dos alunos egressos estão atuando na área de sua formação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.