Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ELABORAÇÃO DE PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO EM ÁREAS PROTEGIDAS NO AMAZONAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ÁREAS PROTEGIDAS Comunicação Oral (CO) Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O objetivo deste artigo é relatar uma experiência acumulada na elaboração da proposta pedagógica do Curso de Pedagogia do Campo a ser realizado, inicialmente, em áreas protegidas no estado do Amazonas numa relação entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação Amazônia Sustentável e comunitários para onde o curso está sendo construído. A Metodologia da elaboração da proposta do Curso de Pedagogia do Campo no contexto amazônico resulta de trabalho teórico e prático, em horas e dias de diálogo com moradores das comunidades onde o curso será ofertado e também com a Instituição parceira da Universidade para um diagnóstico participativo com moradores das comunidades para onde o Curso será ofertado. Questões fundamentais relacionadas à formação dos professores formadores, a questões epistemológicas, didáticas e metodológicas para a operacionalização do Curso também foram pensadas, haja vista que os sujeitos do campo se constroem e se reconstroem em processos sociais e culturais que precisam ser incluídos desde o currículo até o processo de ensino e aprendizagem. A proposta ora relatada encontra-se em análise na reitoria da UEA e dela emergem desafios e esperanças. A Educação do campo, da floresta e das águas é um projeto para a formação de professores em comunidades rurais, contextualizados em seu tempo, espaço e lugar. Sujeitos que possam, de modo individual e coletivo, exercer o protagonismo em suas comunidades nos diversos espaços onde vivem.

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