O presente trabalho surgiu da necessidade de se pensar a posição de educadores e educandos frente às novas perspectivas educacionais que o futuro reserva. Tratamos de uma pesquisa bibliográfica e de campo que contou com embasamento teórico de Freire (1996), Libâneo (1994), Morin (2000), dentre outros nomes que apareceram ao longo da pesquisa. O campo de pesquisa foi a Escola Estadual Ambulatório Matias Moreira. A partir das leituras, reflexões, aplicação e análises de questionários e entrevistas com a comunidade escolar da referida instituição pode-se traçar paralelos que se cruzam e nos dão novas perspectivas para pensar e educação nos dias atuais e os novos rumos que deverão ser seguidos por alunos e professores de nosso país. A proposta de intervenção socioescolar tem como objetivo principal incentivar alunos, professores e todos os envolvidos na comunidade escolar na direção de uma educação do futuro, comprometida com o desenvolvimento global do aluno, sabendo que as crianças de hoje serão o futuro de amanhã. Concluímos que o espaço escolar é um ambiente privilegiado, onde a construção de conhecimentos possibilita a todos os atores sociais contribuições na formação cidadã e consequentemente uma educação para futuro.