O presente artigo é resultado de uma pesquisa que também investigou as concepções de educação integral que permeiam as práticas e o âmbito prescrito dos documentos que norteiam a ampliação do tempo escolar na Rede Municipal de Educação de São João – PR. A pesquisa, de abordagem qualitativa, articulou pesquisa bibliográfica e empírica e foi realizada por meio de entrevistas com quinze docentes e gestores da rede e da análise de documentos como o Projeto de Educação Integral, elaborado em 2010 pela equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e a Proposta Pedagógica Curricular para a Educação Integral, elaborada em 2014. Diante da multiplicidade de concepções e práticas que permeiam a ampliação do tempo escolar no atual cenário educacional, identificou-se, tanto no âmbito prescrito, quanto nos relatos dos docentes e gestores, a perspectiva da proteção social e de ampliação das possibilidades de formação intelectual e, de modo menos expressivo, a preocupação com a formação integral, considerando todas as dimensões do desenvolvimento humano. Os documentos também trazem a compreensão da educação em tempo integral relacionada ao desenvolvimento social, com clara associação à perspectiva da assistência social e da educação como solução para problemas sociais mais amplos.