FERRAZ, Ana Varges et al.. Educação e diversidade: o candomblé na escola. Anais III CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2016. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/20807>. Acesso em: 22/11/2024 05:29
O presente texto resulta de parte do trabalho de conclusão da Licenciatura em Pedagogia-UESB e teve como objetivo analisar e apresentar o resultado sobre as opiniões dos sujeitos, (alunos professores e servidores) do Centro Educacional Antônio José Alves, escola da rede municipal de Cândido Sales- Bahia, no tangente as religiões de matriz africana, a saber, o Candomblé E ao mesmo tempo, observar se há alunos pertencentes às religiões afro-brasileiras na comunidade escolar, bem como, levantar se está sendo ministrada na escola a disciplina alusiva às tradições afro-brasileiras e africanas que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica. Conforma evidenciado nos resultados da pesquisa, as dificuldades para aplicabilidade da Lei resultam da falta de formação dos professores para trabalharem os temas garantidos por essa, e por esses ignorarem a relevância da história e da cultura africana e do negro na história do Brasil. Reflete também, as dificuldades da sociedade brasileira para lidar com a presença do preconceito e da discriminação racial contra a população negra. Para concluir, ressalto que as questões relacionadas à aceitação e legitimidade das religiões de matriz africana podem também ser pensadas pelo não reconhecimento de que Deus, o Ser Supremo, O Eterno, tem outras maneiras de se fazer presente no meio da humanidade. Os orixás, os inquices, os vondus e os ancestrais constituem-se outras palavras de Deus na história da humanidade.