O presente artigo pretende abordar algumas questões sobre o ensino de qualidade e a educação pública, apontando algumas medidas e prevenções para que aumente a qualidade na educação. Afinal, todos precisam aprender, independente da classe social. E para saber se os métodos utilizados estão funcionando é preciso acompanhar o desenvolvimento do aluno, ou seja, do ensino/aprendizagem. Para tanto, faz-se necessário, trabalhar as dificuldades de cada estudante, para que eles possam acompanhar o ensino e ter um bom desenvolvimento dentro da instituição escolar.
Para que tudo ocorra bem não basta só avaliações, metas ou gestões; O professor precisa ter uma formação continuada para desempenhar o cargo que lhe foi entregue, contribuindo, também, na solução de problemas sociais como o desinteresse dos alunos e a evasão escolar, ou simplesmente a entrada no ensino superior.
O artigo foi produzido através de observações feitas sobre uma vivencia em uma determinada escola pública, em seguida foi realizado um estudo de caso para comprovações de pensamentos e hipóteses. O objetivo do mesmo foi para reflexão sobre a educação pública e métodos utilizados tanto por parte dos professores como da escola em geral, com vista em um melhor ensino e buscando o interesse do aluno pela educação oferecida.
A metodologia utilizada para a produção pode ser caracterizada como sendo dedutiva, pois foi a partir de uma experiência vivenciada e refletida que algumas conclusões foram formuladas a respeito do tema; e de caráter exploratório. Para idealizar a conclusão foi realizada uma pesquisa bibliográfica para ampliar os conhecimentos sobre o tema, e por fim concluir que para que haja melhora na educação é preciso capacitar professores para que se sintam motivados a rever os erros em busca de propiciar ao aluno uma qualidade educacional, além de trocar experiências com profissionais de sua área que poderá está passando pela mesma situação e possa sair em busca de uma melhor infraestrutura para a instituição de ensino facilitando com isso o ensino e o aprendizado.