O presente trabalho aborda a temática da Neurociência e suas contribuições para a educação, mais especificamente compreendendo o processo biopsicossociocultural no ensino e na aprendizagem. Com isso, a neuropedagogia representa as interfaces contributivas para analisar a prática docente e os processos de aprendizagem significativa, por meio da psicomotricidade relacional, sistemas representacionais de aprendizagem (auditivo, visual e cinestésico), a abordagem identificativa da matemática e a emoção. Esse estudo referencia-se num capítulo de monografia da especialização em Neuropedagogia, na perspectiva metodológica bibliográfica, com enfoque em autores como Muniz (2014), Thompson (2011), entre outros. O tema da neuropedagogia refere-se aos novos campos de atuação da pesquisa neural, porém enfoca conceitos relacionados à área de educação. Ao abordar relações do estudo no cérebro para interligar as ações de ensino-aprendizagem perpassando as metodologias e interfaces tecnológicas da educação. Por fim, a neuropedagogia é uma área recente com diversos potenciais para desenvolvimento de uma educação pautada numa perspectiva interdisciplinar científica propondo novas metodologias na prática docente. Assim, cabe a educação e a neurociência reavaliar a intersecção dos mecanismos da interdisciplinaridade a fim de proporcionar aprendizagens mais significativas aos estudantes, objetivo esse alcançado mediante a revisão de ações pedagógicas baseado no desenvolvimento humano pautado no entendimento do cérebro ativo.