A questão ambiental vem sendo amplamente discutida na sociedade. Sendo assim, as escolas devem se preparar para esta realidade, formando cidadãos ativos e participativos. Um projeto de intervenção pedagógica em educação ambiental foi realizado na Escola Estadual Enéas Cavalcante em Ceará - Mirim/RN, com crianças entre 7 a 10 anos das séries iniciais do ensino fundamental I. O projeto foi desenvolvido em três etapas: 1) foram promovidos diálogos sobre a temática junto ao alunado; 2) foram feitas oficinas com materiais recicláveis, para que os alunos produzissem objetos a partir destes, possibilitando a interação dos mesmos, 3) houve uma intervenção na horta da escola, revitalizando-a, conjuntamente ao plantio de mudas, envolvendo alunos e os autores do projeto. Considerando a importância de uma educação voltada para preservação ambiental, onde se permitiu ao aluno compreender que os problemas ambientais são gerados pela estrutura socioeconômica em detrimento do desenvolvimento humano e tecnológico, podemos afirmar que o resultado foi positivo, uma vez que durante as atividades percebemos o interesse das crianças, que se mostraram motivadas com a realização das mesmas. Elas puderam perceber diferenças entre teoria e prática quando foram estimulados a resolver problemas no uso racional dos recursos e a construção de um novo tipo de relação com o ambiente, levadas a acreditar no desenvolvimento socioeconômico sustentável.