A percepção ambiental é parte fundamental de uma educação ambiental eficaz, pois conhecer como o indivíduo se sente no ambiente em que está inserido fornece ferramentas ao educador ambiental para promover intervenções adequadas a cada grupo ou comunidade. A escola é parte essencial de uma sociedade e influencia diretamente na formação do cidadão. O presente estudo foi realizado por meio da aplicação de um questionário constituído de questões básicas sobre desenvolvimento e meio ambiente em turmas de terceiro ano do ensino médio de quatro colégios localizados na cidade de Sobral, Ceará, sendo dois desses da rede privada de ensino e os outros dois da rede pública. A principal finalidade foi analisar as diferentes maneiras em que os indivíduos enxergam o ambiente em que estão inseridos. Os resultados demonstraram variações no mesmo grupo comprovando que cada indivíduo percebe o ambiente de forma diferenciada, o fator econômico não se apresentou determinante nos resultados obtidos, os alunos de ambas as redes de ensino demonstraram o mesmo nível de conhecimento relacionado às questões levantadas e apontaram problemas similares relacionados à educação ambiental empregada nos colégios em questão.