Os Planos Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares justificam a presença da História da Ciência no contexto escolar, ressaltando sua importância para contextualização da matéria. O próprio Currículo Mínimo Estadual de Física do Rio de Janeiro sugere um enfoque histórico-filosófico dos conteúdos em todas as séries do Ensino Médio. Desenvolvemos então um projeto no qual abordamos a História das Telecomunicações: do Telégrafo à Internet, para ser trabalhado como tema transversal no 3o ano do Ensino Médio com o objetivo de trabalhar conceitos de eletricidade a partir da construção de um telégrafo. O trabalho não só contextualizou a disciplina, mas o fez de forma lúdica, construindo um protótipo de um telégrafo, os alunos foram capazes de discutir não só os conceitos físicos envolvidos, como também a importância de tais tecnologias para a sociedade, ampliando a discussão na escola de temas importantes para uma formação cidadã do aluno. Apresentado em vários eventos dentro e fora da escola, o trabalho contribuiu fortemente para divulgação do tema e aprendizagem dos alunos.