Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AS CAUSAS DO BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BENEFICIADOS PELA PROGESTI/UFRPE E SEUS EFEITOS SOBRE A SUA PERMANÊNCIA

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ACADÊMICO, ENSINO SUPERIOR, GESTÃO ESTUDANTIL Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
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      O acompanhamento pedagógico é uma ação da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa auxiliar os estudantes com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade, e vem sendo comprometida pela retenção e evasão do acadêmico. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as causas do baixo desempenho acadêmico desses alunos. \r\n
      Este artigo tem como abordagem principal a evasão e retenção nas universidades públicas. Para isso, toma-se como referência a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde existem 178 estudantes beneficiados pelo Programa de Apoio ao Discente oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Desse total de estudantes, 32 apresentaram baixo desempenho acadêmico e 20 compareceram aos atendimentos para acompanhamento pedagógico. Dentre esses alunos, 50% são da área de Exatas e da Terra, 25% das Agrárias, 15% das Humanas e Sociais e 10% de Ciências Biológicas.\r\n
      A abordagem da pesquisa realizada é quanti-qualitativa, onde se buscou coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a ter baixo desempenho acadêmico. Para tanto, foi utilizado um questionário com 20 alunos do Programa de Apoio ao Discente que apresentaram baixo desempenho acadêmico e compareceram ao acompanhamento pedagógico. Quanto aos resultados obtidos, foram identificadas as possíveis causas do baixo desempenho desses alunos, assim como, feita uma reflexão sobre as formas de reverter esse cenário.
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Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

O acompanhamento pedagógico é uma ação da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa auxiliar os estudantes com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade, e vem sendo comprometida pela retenção e evasão do acadêmico. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as causas do baixo desempenho acadêmico desses alunos. Este artigo tem como abordagem principal a evasão e retenção nas universidades públicas. Para isso, toma-se como referência a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde existem 178 estudantes beneficiados pelo Programa de Apoio ao Discente oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Desse total de estudantes, 32 apresentaram baixo desempenho acadêmico e 20 compareceram aos atendimentos para acompanhamento pedagógico. Dentre esses alunos, 50% são da área de Exatas e da Terra, 25% das Agrárias, 15% das Humanas e Sociais e 10% de Ciências Biológicas. A abordagem da pesquisa realizada é quanti-qualitativa, onde se buscou coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a ter baixo desempenho acadêmico. Para tanto, foi utilizado um questionário com 20 alunos do Programa de Apoio ao Discente que apresentaram baixo desempenho acadêmico e compareceram ao acompanhamento pedagógico. Quanto aos resultados obtidos, foram identificadas as possíveis causas do baixo desempenho desses alunos, assim como, feita uma reflexão sobre as formas de reverter esse cenário.

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