AS CAUSAS DO BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BENEFICIADOS PELA PROGESTI/UFRPE E SEUS EFEITOS SOBRE A SUA PERMANÊNCIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20291 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 11086 "titulo" => "AS CAUSAS DO BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BENEFICIADOS PELA PROGESTI/UFRPE E SEUS EFEITOS SOBRE A SUA PERMANÊNCIA" "resumo" => """ O acompanhamento pedagógico é uma ação da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa auxiliar os estudantes com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade, e vem sendo comprometida pela retenção e evasão do acadêmico. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as causas do baixo desempenho acadêmico desses alunos. \r\n Este artigo tem como abordagem principal a evasão e retenção nas universidades públicas. Para isso, toma-se como referência a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde existem 178 estudantes beneficiados pelo Programa de Apoio ao Discente oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Desse total de estudantes, 32 apresentaram baixo desempenho acadêmico e 20 compareceram aos atendimentos para acompanhamento pedagógico. Dentre esses alunos, 50% são da área de Exatas e da Terra, 25% das Agrárias, 15% das Humanas e Sociais e 10% de Ciências Biológicas.\r\n A abordagem da pesquisa realizada é quanti-qualitativa, onde se buscou coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a ter baixo desempenho acadêmico. Para tanto, foi utilizado um questionário com 20 alunos do Programa de Apoio ao Discente que apresentaram baixo desempenho acadêmico e compareceram ao acompanhamento pedagógico. Quanto aos resultados obtidos, foram identificadas as possíveis causas do baixo desempenho desses alunos, assim como, feita uma reflexão sobre as formas de reverter esse cenário. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ACADÊMICO, ENSINO SUPERIOR, GESTÃO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID11086_15082016111245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CAVALCANTI MACEDO" "autor_nome_curto" => "JULIANA MACEDO" "autor_email" => "julianacmacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20291 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1608 "inscrito_id" => 11086 "titulo" => "AS CAUSAS DO BAIXO DESEMPENHO ACADÊMICO DOS ESTUDANTES BENEFICIADOS PELA PROGESTI/UFRPE E SEUS EFEITOS SOBRE A SUA PERMANÊNCIA" "resumo" => """ O acompanhamento pedagógico é uma ação da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa auxiliar os estudantes com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade, e vem sendo comprometida pela retenção e evasão do acadêmico. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as causas do baixo desempenho acadêmico desses alunos. \r\n Este artigo tem como abordagem principal a evasão e retenção nas universidades públicas. Para isso, toma-se como referência a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde existem 178 estudantes beneficiados pelo Programa de Apoio ao Discente oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Desse total de estudantes, 32 apresentaram baixo desempenho acadêmico e 20 compareceram aos atendimentos para acompanhamento pedagógico. Dentre esses alunos, 50% são da área de Exatas e da Terra, 25% das Agrárias, 15% das Humanas e Sociais e 10% de Ciências Biológicas.\r\n A abordagem da pesquisa realizada é quanti-qualitativa, onde se buscou coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a ter baixo desempenho acadêmico. Para tanto, foi utilizado um questionário com 20 alunos do Programa de Apoio ao Discente que apresentaram baixo desempenho acadêmico e compareceram ao acompanhamento pedagógico. Quanto aos resultados obtidos, foram identificadas as possíveis causas do baixo desempenho desses alunos, assim como, feita uma reflexão sobre as formas de reverter esse cenário. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, DESEMPENHO ACADÊMICO, ENSINO SUPERIOR, GESTÃO ESTUDANTIL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID11086_15082016111245.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA CAVALCANTI MACEDO" "autor_nome_curto" => "JULIANA MACEDO" "autor_email" => "julianacmacedo@gmail.com" "autor_ies" => "UFRPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }