O presente artigo, que ora submetemos ao III Congresso Nacional de Educação (CONEDU), sediado na cidade de Natal-RN, tem como foco aproximar como os alunos de uma escola que adota a dimensão ambiental em seu currículo manifesto, localizada no município de Feira de Santana- Ba, percebem o conceito de meio ambiente.Este artigo tem como foco refletir acerca da percepção de meio ambiente dos alunos da Escola Municipal Maria Antonia da Costa (EMMAC), localizada no município de Feira de Santana- Ba, que realiza ações de inserção da temática ambiental no seu currículo manifesto. A abordagem utilizada para capturar faces do fenômeno foi a etnográfica, que busca a descrição da cultura escolar. Busca perceber sobre como os alunos constroem um conceito de “meio ambiente” a partir das ações educativas desenvolvidas no espaço escolar. Estas interpretações tomam, ainda, o viés da tradição gadameriana, em que as compreensões prévias ou preconceitos possibilitam o conhecimento do mundo, e do conceito de Ecosofia de Félix Guattari para contribuir com o aprofundamento sobre a relação da subjetividade com a exterioridade- social, animal, vegetal e cósmica, percebidos na dinâmica cotidiana do campo de pesquisa.