BASES LINGUÍSTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS
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Na aplicação da prova objetiva escrita, há predomínio de pelo menos uma das três concepções de língua(gem): como representação do pensamento, como instrumento de comunicação e como processo de interação. Analisando a recente experiência de concurso, para professor de Libras, vivenciada pelo coautor surdo deste trabalho, identificamos a aplicação de duas dessas bases linguísticas, que costumam ser seguidas na elaboração da prova escrita de conhecimentos específicos a Libras; discutimos o caráter das influências dessas tendências no resultado do processo seletivo, mas para candidatos surdos. Concluímos que o processo seletivo para professor de Libras precisa ser repensado quanto à elaboração das alternativas das provas cujas temáticas não sejam a língua portuguesa, pois, para comprovar a firmeza de escolha do candidato, estão sendo utilizados recursos linguísticos que para os surdos provocam resultados diferentes, gerando confusão de sentidos e induzindo-os a errar e a chutar a resposta. A importância deste trabalho consiste em oferecer esclarecimentos aos elaboradores de provas, incentivar a formação de movimentos surdos de reivindicações afins, bem como estimular pessoas interessadas a desenvolver expressivos trabalhos acadêmicos a respeito da questão. \r\n \r\n \r\n \r\n   """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CONCEPÇÕES DE LÍNGUA(GEM), SELEÇÃO PARA PROFESSOR DE LIBRAS, CANDIDATO SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA14_ID5408_06072016194044.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA GORETE DE MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "GORETE MEDEIROS" "autor_email" => "goretedidatica01@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20439 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 259 "inscrito_id" => 5408 "titulo" => "BASES LINGUÍSTICAS E SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES DE LIBRAS PARA ALUNOS SURDOS" "resumo" => """ Autora: Maria Gorete de Medeiros\r\n Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, goretedidatica01@gmail.com \r\n Co-autores: \r\n Kledson de Albuquerque Alves\r\n Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI- PB, kledson.bear@gmail.com \r\n Eliane Maria de Menezes Maciel\r\n Universidade Federal da Paraíba – UFPB, helipb@gmail.com \r\n Maria do Socorro Leal Cabral \r\n Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Audiocomunicação- EDAC, mscoca@ig.com.br \r\n Jeanne Maria Oliveira Mangueira\r\n Escolas da Rede Municipal de Sousa, jeanne_13cz@hotmail.com \r\n Resumo: Mesmo quando o objeto de avaliação é o conhecimento específico à língua de sinais, as provas escritas de concurso para professor de Libras costumam ser elaboradas desconsiderando que os surdos leem e escrevem em português sob o recurso de interlíngua; também que a utilização de classes gramaticais inexistentes na Libras lhes dificultam o entendimento do sentido. 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