UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 22349 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1223 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO" "resumo" => "A sociedade está constantemente em processo de transformação. A escola deve acompanhar essas modificações e procurar se adequar às necessidades apresentadas. O que a sociedade requer desses indivíduos é que sejam formados para suprir as demandas sociais. Dessa forma, a escola não pensa em uma escolarização que seja desenvolvida para transformar a vida das pessoas, não apenas para que sejam socialmente aceitos, no entanto para que se tornem socialmente capazes de pensar a sociedade a qual fazem parte. Neste trabalho abordaremos características pertencentes a educação tradicional, refletimos sobre como essa forma de educação é prejudicial para os educandos que acabam por serem fantoches no processo de escolarização e de suas vidas. O professor enxerga o aluno como um papel em branco que precisa ser preenchido com conteúdo. Eis o equívoco da educação tradicional: valorizar o conteúdo e desmerecer o pensar sobre a realidade. Relatamos uma pesquisa de campo realizada na cidade de Santa Rita – PB em uma escola pública, aplicamos questionários à gestão escolar, professores e alunos com intuito de embasar a realidade da educação tradicional com as percepções dos educandos acerca da educação a qual estão submetidos. Utilizamos Freire e Libâneo para desenvolvermos a discussão apresentada. Percebemos que educandos e educadores precisam trabalhar mutuamente, necessitam dialogar para buscar melhorias e compreender as necessidades que se apresentam em sala de aula. Os alunos sabem o que precisa ser melhorado no processo de escolarização, quem melhor do que os sujeitos que vivenciam a realidade escolar para se posicionar a respeito dela?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TRADICIONAL, PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, FRACASSO ESCOLAR, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID1284_14082016104244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA" "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 22349 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1223 "inscrito_id" => 1284 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO ESCOLARIZADA: REFLETINDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO" "resumo" => "A sociedade está constantemente em processo de transformação. A escola deve acompanhar essas modificações e procurar se adequar às necessidades apresentadas. O que a sociedade requer desses indivíduos é que sejam formados para suprir as demandas sociais. Dessa forma, a escola não pensa em uma escolarização que seja desenvolvida para transformar a vida das pessoas, não apenas para que sejam socialmente aceitos, no entanto para que se tornem socialmente capazes de pensar a sociedade a qual fazem parte. Neste trabalho abordaremos características pertencentes a educação tradicional, refletimos sobre como essa forma de educação é prejudicial para os educandos que acabam por serem fantoches no processo de escolarização e de suas vidas. O professor enxerga o aluno como um papel em branco que precisa ser preenchido com conteúdo. Eis o equívoco da educação tradicional: valorizar o conteúdo e desmerecer o pensar sobre a realidade. Relatamos uma pesquisa de campo realizada na cidade de Santa Rita – PB em uma escola pública, aplicamos questionários à gestão escolar, professores e alunos com intuito de embasar a realidade da educação tradicional com as percepções dos educandos acerca da educação a qual estão submetidos. Utilizamos Freire e Libâneo para desenvolvermos a discussão apresentada. Percebemos que educandos e educadores precisam trabalhar mutuamente, necessitam dialogar para buscar melhorias e compreender as necessidades que se apresentam em sala de aula. Os alunos sabem o que precisa ser melhorado no processo de escolarização, quem melhor do que os sujeitos que vivenciam a realidade escolar para se posicionar a respeito dela?" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO TRADICIONAL, PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, FRACASSO ESCOLAR, EDUCANDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA2_ID1284_14082016104244.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:08" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIANE DE SOUSA SANTOS" "autor_nome_curto" => "TAIANE SOUSA" "autor_email" => "tayanne-52@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }