Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA

Palavra-chaves: JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, BIOLOGIA Pôster (PO) Ensino de Ciências
0 of 0
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 21769 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1670 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos vem se tornando uma ferramenta para que o ensino tradicional se torne cada vez mais atrativo e os alunos consigam ver algo a mais além das aulas cotidianas. O objetivo foi observar o potencial dos jogos em sala de aula e qual sua importância nas aulas de Biologia, além de identificar vantagens e desvantagens desta metodologia e verificar qual a frequência que é utilizada nas aulas de Biologia, e aceitação do jogo por parte da turma. Foi possível verificar que a metodologia foi bastante aceita pelos alunos, visto que é uma metodologia raramente utilizada. O presente trabalho desenvolveu-se numa escola de Ensino médio da região norte do Ceará onde trabalhamos com uma aula e jogo didático de Biologia (Angiospermas) produzidos a partir de conhecimentos prévios colhidos através de questionários. Após o jogo os alunos apresentaram uma evolução nos conhecimentos em comparação com os resultados após a aula expositiva, mostrando espírito ativo, participativo e competitivo. A metodologia do uso de jogos apesar de ser satisfatória, exige bastante planejamento, organização e tempo.A utilização de jogos didáticos vem se tornando uma ferramenta para que o ensino tradicional se torne cada vez mais atrativo e os alunos consigam ver algo a mai" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID487_15082016122237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LAYANE BRITO" "autor_email" => "layanebrito2009@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 21769 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1670 "inscrito_id" => 487 "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: APRENDENDO BOTÂNICA" "resumo" => "A utilização de jogos didáticos vem se tornando uma ferramenta para que o ensino tradicional se torne cada vez mais atrativo e os alunos consigam ver algo a mais além das aulas cotidianas. O objetivo foi observar o potencial dos jogos em sala de aula e qual sua importância nas aulas de Biologia, além de identificar vantagens e desvantagens desta metodologia e verificar qual a frequência que é utilizada nas aulas de Biologia, e aceitação do jogo por parte da turma. Foi possível verificar que a metodologia foi bastante aceita pelos alunos, visto que é uma metodologia raramente utilizada. O presente trabalho desenvolveu-se numa escola de Ensino médio da região norte do Ceará onde trabalhamos com uma aula e jogo didático de Biologia (Angiospermas) produzidos a partir de conhecimentos prévios colhidos através de questionários. Após o jogo os alunos apresentaram uma evolução nos conhecimentos em comparação com os resultados após a aula expositiva, mostrando espírito ativo, participativo e competitivo. A metodologia do uso de jogos apesar de ser satisfatória, exige bastante planejamento, organização e tempo.A utilização de jogos didáticos vem se tornando uma ferramenta para que o ensino tradicional se torne cada vez mais atrativo e os alunos consigam ver algo a mai" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS DIDÁTICOS, ENSINO, BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID487_15082016122237.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:07" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYANE PEREIRA DE BRITO" "autor_nome_curto" => "LAYANE BRITO" "autor_email" => "layanebrito2009@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A utilização de jogos didáticos vem se tornando uma ferramenta para que o ensino tradicional se torne cada vez mais atrativo e os alunos consigam ver algo a mais além das aulas cotidianas. O objetivo foi observar o potencial dos jogos em sala de aula e qual sua importância nas aulas de Biologia, além de identificar vantagens e desvantagens desta metodologia e verificar qual a frequência que é utilizada nas aulas de Biologia, e aceitação do jogo por parte da turma. Foi possível verificar que a metodologia foi bastante aceita pelos alunos, visto que é uma metodologia raramente utilizada. O presente trabalho desenvolveu-se numa escola de Ensino médio da região norte do Ceará onde trabalhamos com uma aula e jogo didático de Biologia (Angiospermas) produzidos a partir de conhecimentos prévios colhidos através de questionários. Após o jogo os alunos apresentaram uma evolução nos conhecimentos em comparação com os resultados após a aula expositiva, mostrando espírito ativo, participativo e competitivo. A metodologia do uso de jogos apesar de ser satisfatória, exige bastante planejamento, organização e tempo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.