Este artigo consiste em mostrar a realidade da Educação de Jovens e Adultos na rede de ensino do município de São Bernardo do Campo, na cidade de São Paulo, frente ao Plano Nacional de Educação que está em evidência e que tem metas estabelecidas para serem cumpridas em um prazo decenal. Foi realizado um projeto com a turma de jovens e adultos, tendo em vista o plano como instrumento norteador de planejamento de um Estado democrático e participativo de direito, estabelecido na rede municipal de ensino, haja vista as discussões de políticas públicas na rede em diferentes momentos, que trouxeram reflexões a todos, considerando tais falas e envolvimento dos educandos em todo o processo. O documento foi apresentado e estudado partindo das situações limites dos educandos para que pudesse ser do conhecimento de todos e para que as metas estabelecidas de competência da Educação de Jovens e Adultos pudessem assim ser concretizadas. Diante das demandas e reflexões inseridas na unidade, percebeu-se a necessidade de compartilhar produções idealizadas por alunos que enfrentam reais dificuldades por estarem frequentando a escola, fora de sua idade escolar por motivos adversos que o aluno retrata como reais dificuldades que foram discutidos ao longo do estudo, situações limites exploradas, refletidas, discutidas frente a crise econômica e política que o país enfrenta atualmente, interferindo diretamente na vida em sociedade dessas pessoas, que com muita força de vontade, desejo e grandes esforços conseguem superar todas essas situações e criar grandes projetos com dedicação e vontade de vencer na vida, fazendo parte da construção educacional do país.