ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELAS SECRETARIAS DE SAÚDE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CUIDADOS E IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS EM ÁREAS URBANAS
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20231 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 2663 "titulo" => "ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELAS SECRETARIAS DE SAÚDE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CUIDADOS E IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS EM ÁREAS URBANAS" "resumo" => "Sabemos que os folders e cartilhas são meios de recursos didáticos práticos e de baixos custos, sendo assim, estes são bons materiais para a educação ambiental. Neste trabalho visamos analisar as informações contidas nestes recursos com o tema morcegos, pois estes animais trazem consigo uma série de mistérios, medos e até mesmo preconceitos e nojo. Entre as famílias que ocorrem nas cidades a família Molossidae é responsável por controlar a população de insetos, chegando um indivíduo a consumir por noite aproximadamente 1/3 do seu peso em insetos. Salientando que mesmo no ambiente urbano esses animais realizam os seus serviços ambientais, como dispersão de sementes e polinização. Foram coletados 15 folders e três cartilhas distribuídas em quatro regiões, oito estados e 13 cidades. Os assuntos abordados envolviam: conceitos (n=18), importância (n=17), manejo (n=17), dieta (n=11) e diversidade (n=10). De forma geral os conteúdos estavam apresentados com clareza, objetividade e atualizado. Em importância destacaram-se doença (n=15), controle de insetos (n=14), dispersão de sementes (n=13) e polinização (n=13), vale salientar, que apenas três demonstraram uma importância positiva para hematófagos, o que evidencia certo preconceito a esse grupo. No manejo temos como os principais itens citados: cuidados com contato (n=14), adentramento (n=13) e desalojamento (n=10), em apenas cinco há manejo de fitófagos visitando árvores em frutificação. Também houve, algumas informações que levam a uma interpretação errônea, como no tópico desalojamento, pois, não houve cuidado para orientar o processo de vedação correto, evitando que os animais fiquem presos dentro do abrigo, na maior parte dos folders, três trazem a possibilidade do uso de repelentes químicos (formol, naftalina entre outros). Das doenças destacaram-se a raiva e a histoplasmose como as mais comuns, apenas um folder cita criptococose e outros dois a salmonelose. Ao associar morcegos e raiva há uma forte tendência em destacar o hematófago, e um dos folders analisados cita que “Todos os morcegos podem transmitir doenças” (entretanto apenas morcegos doentes podem transmitir), isso induz a uma perseguição a esses animais. Em relação aos abrigos, foram citados oito abrigos fitófilos, cinco abrigos litófilos e 39 abrigos antropófilos. Seis folders trazem o tópico mitos, o qual desmistifica informações que morcegos são ratos velhos com asas, são cegos entre outros. Em apenas um folder foi encontrado erro conceitual: “não existem parentesco entre morcegos e ratos” - há um parentesco sim, eles são mamíferos. Todas as imagens e desenhos esquemáticos para desalojamento e espécimes que foram usados, estavam bem inseridos juntos aos textos, com diagramação condizente ao material. Apenas uma imagem passava a ideia de que o morcego é perigoso ou proibido, mesmo que o texto esteja advertido de forma correta. A partir dos dados coletados ficou claro que os folders e cartilhas são excelentes recursos didáticos para a prática da educação ambiental, por estes constituírem uma fácil compreensão para população e de forma versátil na hora de dispor as informações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MORCEGOS URBANOS, SAÚDE PÚBLICA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID2663_19082016012201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES" "autor_email" => "cleries@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20231 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3411 "inscrito_id" => 2663 "titulo" => "ANÁLISE DOS RECURSOS DIDÁTICOS DISTRIBUÍDOS PELAS SECRETARIAS DE SAÚDE PARA A CONSCIENTIZAÇÃO DOS CUIDADOS E IMPORTÂNCIA DOS MORCEGOS EM ÁREAS URBANAS" "resumo" => "Sabemos que os folders e cartilhas são meios de recursos didáticos práticos e de baixos custos, sendo assim, estes são bons materiais para a educação ambiental. Neste trabalho visamos analisar as informações contidas nestes recursos com o tema morcegos, pois estes animais trazem consigo uma série de mistérios, medos e até mesmo preconceitos e nojo. Entre as famílias que ocorrem nas cidades a família Molossidae é responsável por controlar a população de insetos, chegando um indivíduo a consumir por noite aproximadamente 1/3 do seu peso em insetos. Salientando que mesmo no ambiente urbano esses animais realizam os seus serviços ambientais, como dispersão de sementes e polinização. Foram coletados 15 folders e três cartilhas distribuídas em quatro regiões, oito estados e 13 cidades. Os assuntos abordados envolviam: conceitos (n=18), importância (n=17), manejo (n=17), dieta (n=11) e diversidade (n=10). De forma geral os conteúdos estavam apresentados com clareza, objetividade e atualizado. Em importância destacaram-se doença (n=15), controle de insetos (n=14), dispersão de sementes (n=13) e polinização (n=13), vale salientar, que apenas três demonstraram uma importância positiva para hematófagos, o que evidencia certo preconceito a esse grupo. No manejo temos como os principais itens citados: cuidados com contato (n=14), adentramento (n=13) e desalojamento (n=10), em apenas cinco há manejo de fitófagos visitando árvores em frutificação. Também houve, algumas informações que levam a uma interpretação errônea, como no tópico desalojamento, pois, não houve cuidado para orientar o processo de vedação correto, evitando que os animais fiquem presos dentro do abrigo, na maior parte dos folders, três trazem a possibilidade do uso de repelentes químicos (formol, naftalina entre outros). Das doenças destacaram-se a raiva e a histoplasmose como as mais comuns, apenas um folder cita criptococose e outros dois a salmonelose. Ao associar morcegos e raiva há uma forte tendência em destacar o hematófago, e um dos folders analisados cita que “Todos os morcegos podem transmitir doenças” (entretanto apenas morcegos doentes podem transmitir), isso induz a uma perseguição a esses animais. Em relação aos abrigos, foram citados oito abrigos fitófilos, cinco abrigos litófilos e 39 abrigos antropófilos. Seis folders trazem o tópico mitos, o qual desmistifica informações que morcegos são ratos velhos com asas, são cegos entre outros. Em apenas um folder foi encontrado erro conceitual: “não existem parentesco entre morcegos e ratos” - há um parentesco sim, eles são mamíferos. Todas as imagens e desenhos esquemáticos para desalojamento e espécimes que foram usados, estavam bem inseridos juntos aos textos, com diagramação condizente ao material. Apenas uma imagem passava a ideia de que o morcego é perigoso ou proibido, mesmo que o texto esteja advertido de forma correta. A partir dos dados coletados ficou claro que os folders e cartilhas são excelentes recursos didáticos para a prática da educação ambiental, por estes constituírem uma fácil compreensão para população e de forma versátil na hora de dispor as informações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, MORCEGOS URBANOS, SAÚDE PÚBLICA, IMPORTÂNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID2663_19082016012201.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANE CLERIES MARIA QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "ANE CLERIES" "autor_email" => "cleries@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }