ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC.
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20189 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3227 "inscrito_id" => 12663 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12663_18082016153324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAVENNA VIEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA RAVENNA" "autor_email" => "arravenna@gmail.com" "autor_ies" => "UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20189 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 3227 "inscrito_id" => 12663 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: PRÁTICAS ALFABETIZADORAS VIVENCIADAS POR PROFESSORAS NO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA-PNAIC." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre as práticas de ensino no processo da alfabetização, refletindo a didática com foco na psicogênese da língua escrita, trazendo o funcionamento do Programa de do governo federal, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e fazendo um estudo com professores que participaram da formação do PNAIC de língua portuguesa no ano de 2013. A pesquisa foi desenvolvida a partir do referencial teórico, reflexões coletivas e experiências vivenciadas durante as aulas da disciplina Formação e Infância do curso de Pós Graduação em Educação-POSEDUC, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Fundamenta-se em Freinet (2010), Ferreiro (1989), Soares (1994) e os autores que estão embasando os cadernos de orientações das professoras alfabetizadoras recebidos como material de estudo no curso ofertado pelo Ministério da Educação e da Cultura. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas estaduais da cidade de Mossoró-RN, onde foi realizado a pesquisa qualitativa, utilizando-se de entrevista semi-estruturada, tendo como sujeitos de pesquisa duas professoras que exercem sua prática no 1 º ano do ensino fundamental. Diante do que foi vivenciado na análise dos dados, compreendemos que: O PNAIC trouxe em sua proposta processos de alfabetização que vem contribuindo com a prática de professores alfabetizadores para a promoção da aprendizagem dos alunos. Nesse contexto, podemos perceber no desenvolver do estudo, a importância da formação continuada no processo de construção e melhoria da didática desenvolvida por professores na busca de alfabetizar os alunos na idade certa, como também para desmistificação de práticas tradicionais que alguns professores ainda utilizam como base e melhoramento de sua prática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, PRÁTICAS, PNAIC" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA4_ID12663_18082016153324.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA RAVENNA VIEIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA RAVENNA" "autor_email" => "arravenna@gmail.com" "autor_ies" => "UERN - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }