Historicamente, a procura pela Educação Infantil aumenta em consequência da inserção feminina no mercado de trabalho e do aumento de conscientização da importância da educação da criança. A importância e a necessidade do trabalho educacional na educação infantil nem sempre tiveram visibilidade. Atualmente, o trabalho passa a ser alicerçado em uma diversificada experiência pedagógica e sustentado por pesquisas sobre desenvolvimento humano e aprendizagem. O principal objetivo da pesquisa foi tecer uma discussão sobre a alfabetização e o letramento antes do ensino fundamental e no que isto irá repercutir no desenvolvimento dos alunos. Este trabalho fala sobre a relevância de se oferecer um espaço colaborador do desenvolvimento da escrita e da leitura na educação infantil. Não trabalhar com alfabetização e letramento, já na educação infantil, seria privar as crianças da possibilidade de um desenvolvimento integral. Contudo, há que se preservar o amadurecimento biopsicossocial das crianças para que isso não seja um elemento estressor. A educação infantil deve contribuir para o processo de alfabetização, não se restringindo a ser uma preparação para o ensino fundamental ou se preocupando exaustivamente em as crianças saírem da educação infantil sabendo ler e escrever, afinal alfabetização e letramento são processos e continuam acontecendo ao longo de nossas vidas. É importante ressaltarmos, ainda, que cada criança adquire a linguagem num ritmo próprio, mas o ambiente motivador e letrado torna esse processo mais natural.