O presente trabalho lança um olhar sobre o tratamento dado à gramática no atual livro didático de língua portuguesa. Sendo o livro um aparato teórico-didático de presença incontestável na sala de aula, acredita-se partir dele a expectativa e um movimento de transformação no ensino de língua materna, com propostas que tomem o texto como centro do processo de aprendizagem dos conhecimentos gramaticais. Nesse sentido, esta pesquisa objetiva mais especificamente identificar no material didático a existência de condições para o desenvolvimento da prática de reflexão sobre a linguagem a partir de situações linguísticas contextualizadas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo-documental a partir da seleção de um livro didático do 9º ano, pertencente a uma coleção aprovada pelo PNLD 2017, no qual se verificou a apresentação do conteúdo e as atividades propostas na seção destinada aos conhecimentos gramaticais. Verificou-se que as atividades propostas buscam desenvolver no aluno a prática da reflexão linguística em uma gramática funcional, a partir de exercícios contextualizados, que tomam o texto como referência. Esse fato mostra que os documentos oficiais e a própria realidade da sala de aula, estampada nos resultados críticos das avaliações externas, estão exigindo dos livros didáticos uma postura mais crítica e reflexiva com relação à linguagem, buscando inserir o aluno no centro do processo de aprendizagem, tratando-o como um sujeito que manipula sua língua, utilizando-a com eficiência nas diversas situações de interação cotidianas.