A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula.