Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO

Palavra-chaves: BIOLOGIA, SELEÇÃO NATURAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARE EDUCATIVO, SOFTWARE EDUCATIVO Comunicação Oral (CO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20132
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 3983
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO"
    "resumo" => "A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, SELEÇÃO NATURAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARE EDUCATIVO, SOFTWARE EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3983_30062016232740.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO ARAÚJO"
    "autor_email" => "mauriciosanges11@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20132
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 229
    "inscrito_id" => 3983
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE EDUCATIVO COMO RECURSO DIDÁTICO TECNOLÓGICO NO ENSINO DE SELEÇÃO NATURAL: UMA EXPERIÊNCIA COM LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO IFPI - CAMPUS FLORIANO"
    "resumo" => "A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "BIOLOGIA, SELEÇÃO NATURAL, ENSINO-APRENDIZAGEM, SOFTWARE EDUCATIVO, SOFTWARE EDUCATIVO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA18_ID3983_30062016232740.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAURÍCIO DOS SANTOS ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "MAURÍCIO ARAÚJO"
    "autor_email" => "mauriciosanges11@hotmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ - IFPI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A teoria da Seleção Natural proposta por Charles Darwin e seu coautor Alfred Wallace perdura por toda a história da Biologia, no qual os seres mais aptos sobrevivem em um ambiente em constante transformação. Tendo como base este contexto, objetivou-se analisar as contribuições deixadas para a aprendizagem dos alunos de Licenciatura em Biologia do IFPI / Campus Floriano, com a utilização do software educativo abordando o conteúdo de Seleção Natural. O percurso metodológico se deu mediante a utilização da pesquisa de natureza qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se um estudo bibliográfico, de campo com observações in loco e uma atividade de intervenção com aulas ministradas pelos pesquisadores, autores deste artigo. Como instrumento de coleta de dados utilizou-se dois questionários semiestruturados aplicados com 32 (trinta e dois) alunos do 1º período do curso de Biologia no segundo semestre de 2015. O questionário inicial versava sobre as concepções dos graduandos sobre o processo de seleção natural. Com a concretização da intervenção em sala de aula analisou-se as contribuições do Software educativo deixado para esses alunos, mediante a aplicação do segundo questionário. Ao inferir como ocorre o processo da Seleção Natural, cerca de 50% dos alunos afirmaram que este, se encontra presente na natureza e acontece a todo o momento, sem compreender como tal processo dar-se-á em um ambiente seletivo. Portanto, é de extrema relevância que o professor desenvolva metodologias de ensino que contribuam com a aprendizagem dos alunos. Além disso, o uso das tecnologias é de fundamental importante, uma vez que, permite o aluno ter uma visão holística dos processos que estão a sua volta, proporcionando um ambiente de ludicidade e descontração dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.