As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços diferenciados, que vem sendo implantadas em escolas com a finalidade de auxiliar os estudantes com necessidades especiais, oportunizando o trabalho especializado para atender suas limitações. O aluno para desenvolver as atividades deve ter apoio pedagógico, material didático, tecnologias assistivas e um ambiente no qual possa desempenhar suas rotinas. Mas esse atendimento específico está disponível em todas as unidades educacionais? Quando não há, qual o impacto disto nos discentes que precisam desse atendimento? Por outro lado, quando há o atendimento especializado, qual o seu papel na inclusão de alunos portadores de deficiência? O Objetivo deste trabalho é compreender como funcionam as atividades de aprendizagem, socialização e inclusão no contexto escolar dos alunos especiais, verificando se a sala de recursos tem impacto no aprendizado dos discentes que de fato necessitam dela. Nossa estratégia de trabalho é comparativa: coletamos dados em duas escolas municipais que atendem jovens e crianças especiais, numa delas há sala de recursos multifuncionais e na segunda unidade escolar não há esse espaço. Observamos que a Sala de recursos é bastante importante para o aprendizado dos discentes, mas outros fatores continuam importantes: a inserção da família no espaço escolar, a formação continuada e a integração das atividades dos profissionais da educação presentes na escola.