A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, UM ESTUDO COMPARADO NAS CIDADES DE RECIFE-PE E JABOATÃO-PE
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 20093 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1173 "inscrito_id" => 4555 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, UM ESTUDO COMPARADO NAS CIDADES DE RECIFE-PE E JABOATÃO-PE" "resumo" => "As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços diferenciados, que vem sendo implantadas em escolas com a finalidade de auxiliar os estudantes com necessidades especiais, oportunizando o trabalho especializado para atender suas limitações. O aluno para desenvolver as atividades deve ter apoio pedagógico, material didático, tecnologias assistivas e um ambiente no qual possa desempenhar suas rotinas. Mas esse atendimento específico está disponível em todas as unidades educacionais? Quando não há, qual o impacto disto nos discentes que precisam desse atendimento? Por outro lado, quando há o atendimento especializado, qual o seu papel na inclusão de alunos portadores de deficiência? O Objetivo deste trabalho é compreender como funcionam as atividades de aprendizagem, socialização e inclusão no contexto escolar dos alunos especiais, verificando se a sala de recursos tem impacto no aprendizado dos discentes que de fato necessitam dela. Nossa estratégia de trabalho é comparativa: coletamos dados em duas escolas municipais que atendem jovens e crianças especiais, numa delas há sala de recursos multifuncionais e na segunda unidade escolar não há esse espaço. Observamos que a Sala de recursos é bastante importante para o aprendizado dos discentes, mas outros fatores continuam importantes: a inserção da família no espaço escolar, a formação continuada e a integração das atividades dos profissionais da educação presentes na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, SALA DE RECURSOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID4555_13082016221101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA CRISTINA DA SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "TACIANA CARNEIR" "autor_email" => "tacianacscarneiro@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 20093 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 1173 "inscrito_id" => 4555 "titulo" => "A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: ANÁLISE DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, UM ESTUDO COMPARADO NAS CIDADES DE RECIFE-PE E JABOATÃO-PE" "resumo" => "As Salas de Recursos Multifuncionais são espaços diferenciados, que vem sendo implantadas em escolas com a finalidade de auxiliar os estudantes com necessidades especiais, oportunizando o trabalho especializado para atender suas limitações. O aluno para desenvolver as atividades deve ter apoio pedagógico, material didático, tecnologias assistivas e um ambiente no qual possa desempenhar suas rotinas. Mas esse atendimento específico está disponível em todas as unidades educacionais? Quando não há, qual o impacto disto nos discentes que precisam desse atendimento? Por outro lado, quando há o atendimento especializado, qual o seu papel na inclusão de alunos portadores de deficiência? O Objetivo deste trabalho é compreender como funcionam as atividades de aprendizagem, socialização e inclusão no contexto escolar dos alunos especiais, verificando se a sala de recursos tem impacto no aprendizado dos discentes que de fato necessitam dela. Nossa estratégia de trabalho é comparativa: coletamos dados em duas escolas municipais que atendem jovens e crianças especiais, numa delas há sala de recursos multifuncionais e na segunda unidade escolar não há esse espaço. Observamos que a Sala de recursos é bastante importante para o aprendizado dos discentes, mas outros fatores continuam importantes: a inserção da família no espaço escolar, a formação continuada e a integração das atividades dos profissionais da educação presentes na escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, SALA DE RECURSOS, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA7_ID4555_13082016221101.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:06" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TACIANA CRISTINA DA SILVA CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "TACIANA CARNEIR" "autor_email" => "tacianacscarneiro@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }