A educação de jovens e adultos (EJA), assim como as demais modalidades de ensino, requer do educador estratégias, dinamicidade e inovação dos métodos e meios de se estabelecer o ensino e aprendizagem. Além disso, não podem desconsiderar os avanços tecnológicos e suas implicações na educação. A partir dessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre as possibilidades de incorporação da robótica educativa nas práticas de ensino e aprendizagem na EJA. Atualmente, a rede pública de ensino tem sido contemplada com kits de robótica educativa, apesar disso, identificamos neste estudo, a ausência de utilização desse recurso em consequência dos estereótipos ligados aos estudantes da EJA. Com base nesses aspectos, surgiu a motivação de propor uma reflexão-crítica da não utilização da robótica educativa, assim como das possibilidades de sua inserção nos processos de ensino e aprendizagem na EJA. Com isso, buscou-se refletir sobre a inovação e dinamicidade proposto pela robótica educativa. Para tanto, utilizou-se como caminho metodológico o levantamento bibliográfico acerca do uso da robótica na educação, bem como, a pesquisa exploratória, com aplicação de questionário semiestruturado, com o intuito de sondar a compreensão dos docentes em relação ao uso da robótica educativa e verificar se a utilizam em suas práticas de ensino e aprendizagem. Por fim, analisamos quanti-qualitativamente os resultados e a discrepância entre o desejo dos professores em utilizar a robótica educativa em seus métodos de ensino e a ausência de propostas de inserção desse recurso na EJA.