Este artigo trata de uma investigação realizada no campo da disciplina Fundamentos de Filosofia das Ciências, cursada no II semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu/Fecli, campus da Universidade Estadual do Ceará. Teve como objetivo investigar a percepção dos professores da área de Ciências a respeito da relação Filosofia/Ciências. Utilizou como estratégia de dados a aplicação de questionários, onde os sujeitos foram: um professor de Química, um de Física, um de Ciências Biológicas e uma professora de Filosofia de uma Escola Estadual do município de Acopiara, Ceará. O trabalho buscou conhecer como a Filosofia pode contribuir com a prática pedagógica docente. Os entrevistados relataram sobre a importância do ensino de filosofia e quanto essa disciplina ajuda na compreensão e no desenvolvimento intelectual de cada aluno. Diante dos resultados da pesquisa notou-se que um dos principais papéis da Filosofia no ensino de Ciências é tornar o aluno um ser capaz de refletir, questionar e construir seu próprio conhecimento através dos conteúdos abordados em sala de aula. Assim, a Filosofia pode auxiliar os alunos na compreensão dos diversos assuntos, promovendo a interdisciplinaridade no espaço escolar, uma vez que se apresenta como agente transformador do meio, já que é fundamental para o entendimento do que é e de como surgiu a ciência.