Nos últimos anos o uso de metodologias didáticas e lúdicas no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia vem sendo investigado por diversos estudiosos por permitir aos estudantes aulas mais atrativas e diferenciadas. Entretanto, algumas questões sobre a ludicidade, como a forma e os meios empregados, e também o papel que desenvolve na Educação Básica ainda demandam estudos. Desta forma, o trabalho exposto abrangeu experiências práticas-metodológicas no Ensino de Biologia com utilização de modelos didáticos referentes ao Filo Annelida na EEEM Orlando Venâncio dos Santos, Cuité-PB. O mesmo objetivou desenvolver metodologias e construção de modelos didáticos de representantes dos anelídeos como alternativa para o ensino de Biologia. As atividades foram desenvolvidas por estudantes da 2ª série “C” do ensino médio, contando com a participação de 35 discentes com idade entre 15 a 18 anos da escola citada. Durante a pesquisa, foram aplicados questionários pré e pós vivências, com o intuito de identificar os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do Filo e posteriormente os adquiridos no decorrer do trabalho. Em sala e no laboratório de Ciências da escola houve a apresentação do tema tratado com aulas teóricas e práticas, necessários para a contextualização dos conteúdos e exibição de vídeos relacionados à temática do trabalho, finalizando com a confecção de modelos didáticos. Observou-se um envolvimento significativo dos estudantes, pois os mesmos demonstraram participação e interesse, com o assunto tratado de forma lúdica. Destacaram-se também a experiência adquirida e o fato de proporcionar a compreensão dos anelídeos com métodos diferenciados de ensino-aprendizado.