O texto apresenta um estudo do tipo estado da arte da pesquisa acerca da área da EJA na unidade da UNESP situada no município de Rio Claro, surgido da inquietação sobre o que pensam estes pesquisadores e a partir de quando essas produções acadêmicas têm sido produzidas para essa modalidade de ensino na cidade de Rio Claro. O objetivo consistiu em identificar, na base de dados do Catálogo Athena da UNESP as pesquisas acadêmicas (TCC, dissertações e teses) que foram desenvolvidas naquela unidade de ensino e pesquisa entre 1991 e 2015. Na justificativa para o estudo, apresenta-se a necessidade de se conhecer a realidade desta modalidade de ensino no sistema educacional brasileiro quanto a sua importância como tema de investigação acadêmica, para que novos caminhos acerca de seus desdobramentos possam ser delineados. Para tanto se traçou um panorama de como se tem pensado a modalidade EJA naquela unidade de ensino acadêmico público, que conta com um curso de Pedagogia, diversas licenciaturas e dois programas de pós-graduação, sendo um em Educação e outro em Educação Matemática. Os resultados encontrados apontam para uma quantidade significativa de trabalhos desenvolvidos, sobretudo no âmbito das pesquisas em graduação bem como uma diversidade de temas discutidos, sendo as práticas de leitura e escrita dos educandos jovens e adultos, assim como as questões relativas à inclusão e exclusão escolar os temas mais recorrentes. Espera-se contribuir com a valorização da temática da EJA como um exercício necessário para se pensar seus caminhos futuros.