Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS

Palavra-chaves: JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, HIDROCARBONETOS Pôster (PO) Ensino de Ciências
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 21294
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2498
    "inscrito_id" => 5012
    "titulo" => "JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS"
    "resumo" => "Na nossa prática pedagógica observamos que os estudantes apresentam pouco interesse e motivação nas aulas de nomenclatura de hidrocarbonetos, por isso resolvemos confeccionar com eles um jogo da memória que chamamos de MEMORGÂNICO. Ele é um jogo que possibilita ao jogador relacionar as estruturas moleculares com as nomenclaturas apresentadas nas cartas de apoio. Estas cartas apresentaram estruturas e nomenclaturas dos hidrocarbonetos, onde os alunos terão que ter o conhecimento básico do assunto para poder jogar o jogo. Constam também nas cartas informações relacionadas ao dia a dia do aluno para fácil associação. Este estudo objetiva analisar a eficácia da aplicação do jogo MEMORGÂNICO como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem das nomenclaturas de hidrocarbonetos. Primeiramente, aplicamos um questionário avaliativo sobre as bases da nomenclatura dos hidrocarbonetos, a fim de identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos. Em um segundo momento, fizemos uma apresentação em slides como revisão do conteúdo. O terceiro momento seguiu-se com a aplicação do jogo. De início, numa breve introdução e através de slides ilustrativos, foi repassado para os estudantes as regras do jogo e o modelo das cartas. Através de um sorteio, os alunos se dividiram em quatros equipes (A, B, C e D). Logo após, aplicamos o questionário sobre o jogo, onde os mesmos puderam identificar quais características positivas ou negativas foram vivenciadas na aplicação do jogo e se o mesmo ajuda no aprendizado de nomenclaturas de hidrocarbonetos. Por fim, houve uma avaliação da pesquisa. Para esta avaliação, foi aplicado um questionário voltado às interações e opiniões dos alunos em relação ao jogo. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogos em educação é uma alternativa eficaz, no entanto, requer uma atenção maior do professor com a turma e o conteúdo a ser apresentado, afim de não valorizar apenas o aspecto da diversão, mas também o aprendizado do conteúdo. Quebrar a proposta tradicional da escola e do cotidiano dos alunos é uma alternativa diferenciada que pode proporcionar condições de satisfação, interesse pela disciplina, proporcionar um ambiente agradável, interação com os colegas e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, HIDROCARBONETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5012_17082016070907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO GOMES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO NUNES"
    "autor_email" => "professorfabiogomes@gmail"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 21294
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 2498
    "inscrito_id" => 5012
    "titulo" => "JOGO MEMORGÂNICO: UMA FERRAMENTA COMPLEMENTAR NO APRENDIZADO DE NOMENCLATURAS DE HIDROCARBONETOS"
    "resumo" => "Na nossa prática pedagógica observamos que os estudantes apresentam pouco interesse e motivação nas aulas de nomenclatura de hidrocarbonetos, por isso resolvemos confeccionar com eles um jogo da memória que chamamos de MEMORGÂNICO. Ele é um jogo que possibilita ao jogador relacionar as estruturas moleculares com as nomenclaturas apresentadas nas cartas de apoio. Estas cartas apresentaram estruturas e nomenclaturas dos hidrocarbonetos, onde os alunos terão que ter o conhecimento básico do assunto para poder jogar o jogo. Constam também nas cartas informações relacionadas ao dia a dia do aluno para fácil associação. Este estudo objetiva analisar a eficácia da aplicação do jogo MEMORGÂNICO como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem das nomenclaturas de hidrocarbonetos. Primeiramente, aplicamos um questionário avaliativo sobre as bases da nomenclatura dos hidrocarbonetos, a fim de identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos. Em um segundo momento, fizemos uma apresentação em slides como revisão do conteúdo. O terceiro momento seguiu-se com a aplicação do jogo. De início, numa breve introdução e através de slides ilustrativos, foi repassado para os estudantes as regras do jogo e o modelo das cartas. Através de um sorteio, os alunos se dividiram em quatros equipes (A, B, C e D). Logo após, aplicamos o questionário sobre o jogo, onde os mesmos puderam identificar quais características positivas ou negativas foram vivenciadas na aplicação do jogo e se o mesmo ajuda no aprendizado de nomenclaturas de hidrocarbonetos. Por fim, houve uma avaliação da pesquisa. Para esta avaliação, foi aplicado um questionário voltado às interações e opiniões dos alunos em relação ao jogo. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogos em educação é uma alternativa eficaz, no entanto, requer uma atenção maior do professor com a turma e o conteúdo a ser apresentado, afim de não valorizar apenas o aspecto da diversão, mas também o aprendizado do conteúdo. Quebrar a proposta tradicional da escola e do cotidiano dos alunos é uma alternativa diferenciada que pode proporcionar condições de satisfação, interesse pela disciplina, proporcionar um ambiente agradável, interação com os colegas e professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "JOGOS, ENSINO-APRENDIZAGEM, HIDROCARBONETOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID5012_17082016070907.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:07"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABIO GOMES NUNES"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO NUNES"
    "autor_email" => "professorfabiogomes@gmail"
    "autor_ies" => "UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

Na nossa prática pedagógica observamos que os estudantes apresentam pouco interesse e motivação nas aulas de nomenclatura de hidrocarbonetos, por isso resolvemos confeccionar com eles um jogo da memória que chamamos de MEMORGÂNICO. Ele é um jogo que possibilita ao jogador relacionar as estruturas moleculares com as nomenclaturas apresentadas nas cartas de apoio. Estas cartas apresentaram estruturas e nomenclaturas dos hidrocarbonetos, onde os alunos terão que ter o conhecimento básico do assunto para poder jogar o jogo. Constam também nas cartas informações relacionadas ao dia a dia do aluno para fácil associação. Este estudo objetiva analisar a eficácia da aplicação do jogo MEMORGÂNICO como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem das nomenclaturas de hidrocarbonetos. Primeiramente, aplicamos um questionário avaliativo sobre as bases da nomenclatura dos hidrocarbonetos, a fim de identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos. Em um segundo momento, fizemos uma apresentação em slides como revisão do conteúdo. O terceiro momento seguiu-se com a aplicação do jogo. De início, numa breve introdução e através de slides ilustrativos, foi repassado para os estudantes as regras do jogo e o modelo das cartas. Através de um sorteio, os alunos se dividiram em quatros equipes (A, B, C e D). Logo após, aplicamos o questionário sobre o jogo, onde os mesmos puderam identificar quais características positivas ou negativas foram vivenciadas na aplicação do jogo e se o mesmo ajuda no aprendizado de nomenclaturas de hidrocarbonetos. Por fim, houve uma avaliação da pesquisa. Para esta avaliação, foi aplicado um questionário voltado às interações e opiniões dos alunos em relação ao jogo. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogos em educação é uma alternativa eficaz, no entanto, requer uma atenção maior do professor com a turma e o conteúdo a ser apresentado, afim de não valorizar apenas o aspecto da diversão, mas também o aprendizado do conteúdo. Quebrar a proposta tradicional da escola e do cotidiano dos alunos é uma alternativa diferenciada que pode proporcionar condições de satisfação, interesse pela disciplina, proporcionar um ambiente agradável, interação com os colegas e professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.