Na nossa prática pedagógica observamos que os estudantes apresentam pouco interesse e motivação nas aulas de nomenclatura de hidrocarbonetos, por isso resolvemos confeccionar com eles um jogo da memória que chamamos de MEMORGÂNICO. Ele é um jogo que possibilita ao jogador relacionar as estruturas moleculares com as nomenclaturas apresentadas nas cartas de apoio. Estas cartas apresentaram estruturas e nomenclaturas dos hidrocarbonetos, onde os alunos terão que ter o conhecimento básico do assunto para poder jogar o jogo. Constam também nas cartas informações relacionadas ao dia a dia do aluno para fácil associação. Este estudo objetiva analisar a eficácia da aplicação do jogo MEMORGÂNICO como uma ferramenta complementar no processo de ensino-aprendizagem das nomenclaturas de hidrocarbonetos. Primeiramente, aplicamos um questionário avaliativo sobre as bases da nomenclatura dos hidrocarbonetos, a fim de identificar o nível de conhecimento prévio dos alunos. Em um segundo momento, fizemos uma apresentação em slides como revisão do conteúdo. O terceiro momento seguiu-se com a aplicação do jogo. De início, numa breve introdução e através de slides ilustrativos, foi repassado para os estudantes as regras do jogo e o modelo das cartas. Através de um sorteio, os alunos se dividiram em quatros equipes (A, B, C e D). Logo após, aplicamos o questionário sobre o jogo, onde os mesmos puderam identificar quais características positivas ou negativas foram vivenciadas na aplicação do jogo e se o mesmo ajuda no aprendizado de nomenclaturas de hidrocarbonetos. Por fim, houve uma avaliação da pesquisa. Para esta avaliação, foi aplicado um questionário voltado às interações e opiniões dos alunos em relação ao jogo. Os resultados obtidos mostram que a aplicação de jogos em educação é uma alternativa eficaz, no entanto, requer uma atenção maior do professor com a turma e o conteúdo a ser apresentado, afim de não valorizar apenas o aspecto da diversão, mas também o aprendizado do conteúdo. Quebrar a proposta tradicional da escola e do cotidiano dos alunos é uma alternativa diferenciada que pode proporcionar condições de satisfação, interesse pela disciplina, proporcionar um ambiente agradável, interação com os colegas e professores.