Este artigo é resultado de uma coleta de dados realizada em uma instituição de Educação Infantil, da rede pública do município de Sousa – PB, tendo como objetivo observar e analisar a sistematização da ação pedagógica na Educação Infantil. A metodologia foi desenvolvida por meio de uma observação estruturada, analisando uma turma de creche, com crianças na faixa etária de 3 anos, com base nos seguintes enfoques: espaço da escola e da sala, o tempo e a organização da rotina, interação/relação entre as pessoas presentes na instituição, organização e disponibilidade dos materiais pedagógicos e experiência de cuidado/educação. Como embasamento teórico fez-se referência aos autores: Barbosa (2006), Barbosa (2010), Bujes (2001), e igualmente marcos legais como os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (1998) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Ao longo do texto, abordaremos o currículo da Educação Infantil, sendo um elemento norteador da prática docente, suas transformações, contribuições para o desenvolvimento e processo de ensino/aprendizagem das crianças. A educação Infantil destaca-se como primordial para desenvolver questões motoras, psicossociais e cognitivas dos alunos, sendo uma etapa do ensino que deve compreender a integralidade, autonomia e particularidades da criança. Nessa concepção é preciso enaltecer o vinculo entre cuidar e educar, eliminando a concepção da educação infantil como puramente assistencialista. Conforme a observação percebe-se que os resultados são satisfatórios no que se refere a alguns aspectos do espaço da instituição, mas parece não haver uma intencionalidade explicita nas práticas pedagógicas. No que diz respeito ao tempo, não há presença de organização da rotina.