"MODELO DE MOSAICO FLUIDO" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19621 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => ""MODELO DE MOSAICO FLUIDO" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Ensino de Ciências e Biologia muitas vezes está atrelado ao comportamento monótono do professor de explicar suas aulas, apenas explicando os assuntos de modo expositivo que já é comum aos alunos. Um exemplo disso é o modelo do mosaico fluido (proposto por Singer e Nicholson), que é uma estrutura na qual só é visualizada no livro didático, e muitas vezes os alunos não conseguem acompanhar a linha de raciocínio do professor. Uma boa alternativa para a melhor assimilação do assunto é abordar atividades lúdicas, pois os mesmos aprendem de maneira divertida e atrativa. Este trabalho tem por intuito apresentar um modelo didático do mosaico fluido que também é um jogo, a fim de facilitar a compreensão dos alunos a respeito dessa estrutura celular em tamanho aumentado e palpável. O jogo levou em consideração as características das membranas celulares animal e as funções dos componentes estruturais das mesmas (proteínas, glicocálice, fosfato, ácido graxo e colesterol). O modelo foi confeccionado com material de fácil acesso, encontrados em qualquer papelaria. Outros componentes são materiais reciclados. O jogo consiste no modelo do mosaico fluido, um dado e uma planilha com cartões pergunta. O dado contém as cores respectivas das estruturas da membrana, onde tem perguntas específicas (colesterol, glicocálice, fosfato, ácido graxo e proteínas). O jogo iniciou quando o representante de um grupo foi escolhido e jogou o dado. De acordo com a face do dado que caiu, o professor leu a pergunta para o grupo, onde tinha um minuto para responderem. Os membros do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta e entravam em consenso para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha o equivalente a 1 ponto, estando errada, não pontua e o professor informa a resposta correta. O jogo termina quando todos os cartões forem respondidos. Como resultado, observou-se que os alunos melhoraram o rendimento ao ser analisado os testes feitos antes e depois do jogo, mostrando a importância que teve o jogo. O jogo foi bem proveitoso para os alunos onde os mesmos a receberam muito bem e mostrou ser um bom método que contribuiu de modo positivo no ensino-aprendizagem dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, MEMBRANAS CELULARES, ALUNOS, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2294_06082016170753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE RIBEIRO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "EDILEIDE R." "autor_email" => "edileideribeiro1@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19621 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 650 "inscrito_id" => 2294 "titulo" => ""MODELO DE MOSAICO FLUIDO" - PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O Ensino de Ciências e Biologia muitas vezes está atrelado ao comportamento monótono do professor de explicar suas aulas, apenas explicando os assuntos de modo expositivo que já é comum aos alunos. Um exemplo disso é o modelo do mosaico fluido (proposto por Singer e Nicholson), que é uma estrutura na qual só é visualizada no livro didático, e muitas vezes os alunos não conseguem acompanhar a linha de raciocínio do professor. Uma boa alternativa para a melhor assimilação do assunto é abordar atividades lúdicas, pois os mesmos aprendem de maneira divertida e atrativa. Este trabalho tem por intuito apresentar um modelo didático do mosaico fluido que também é um jogo, a fim de facilitar a compreensão dos alunos a respeito dessa estrutura celular em tamanho aumentado e palpável. O jogo levou em consideração as características das membranas celulares animal e as funções dos componentes estruturais das mesmas (proteínas, glicocálice, fosfato, ácido graxo e colesterol). O modelo foi confeccionado com material de fácil acesso, encontrados em qualquer papelaria. Outros componentes são materiais reciclados. O jogo consiste no modelo do mosaico fluido, um dado e uma planilha com cartões pergunta. O dado contém as cores respectivas das estruturas da membrana, onde tem perguntas específicas (colesterol, glicocálice, fosfato, ácido graxo e proteínas). O jogo iniciou quando o representante de um grupo foi escolhido e jogou o dado. De acordo com a face do dado que caiu, o professor leu a pergunta para o grupo, onde tinha um minuto para responderem. Os membros do grupo debatiam sobre a resposta da pergunta e entravam em consenso para a resposta final. A resposta estando correta, o grupo ganha o equivalente a 1 ponto, estando errada, não pontua e o professor informa a resposta correta. O jogo termina quando todos os cartões forem respondidos. Como resultado, observou-se que os alunos melhoraram o rendimento ao ser analisado os testes feitos antes e depois do jogo, mostrando a importância que teve o jogo. O jogo foi bem proveitoso para os alunos onde os mesmos a receberam muito bem e mostrou ser um bom método que contribuiu de modo positivo no ensino-aprendizagem dos discentes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGO, MEMBRANAS CELULARES, ALUNOS, PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID2294_06082016170753.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDILEIDE RIBEIRO DOS SANTOS " "autor_nome_curto" => "EDILEIDE R." "autor_email" => "edileideribeiro1@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }