A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 19677 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA" "resumo" => "A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de que os estudantes detenham saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permita a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O estudo apresenta, portanto, como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Adota, como embasamento teórico, autores como Giassi (2009), Krasilchik (2011), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa. Tem como sujeitos 120 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados estão sendo produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada. Como resultado parcial do processo investigativo, percebe-se que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam-se nos níveis nominal e funcional, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA, DOCENTES DE BIOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3988_17082016184410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 19677 "edicao_id" => 48 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 3988 "titulo" => "A BIOALFABETIZAÇÃO NO ENSINO MÉDIO E SUAS ARTICULAÇÕES COM A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE BIOLOGIA" "resumo" => "A bioalfabetização no Ensino Médio representa um processo necessário no contexto das escolas atuais, a fim de que os estudantes detenham saberes teóricos e práticos que, vinculados ao mundo vivo, permita a sua utilização no dia a dia, para enfrentar situações reais e problemáticas. O estudo apresenta, portanto, como objetivo geral, analisar a constituição da bioalfabetização no Ensino Médio de Teresina-PI na interface com a prática pedagógica dos professores de Biologia. Adota, como embasamento teórico, autores como Giassi (2009), Krasilchik (2011), Mendes Sobrinho (2006); Souza (2012), entre outros. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo-analítico-interpretativa. Tem como sujeitos 120 discentes do Ensino Médio e 10 professores de Biologia que atuam neste nível de ensino, em escolas públicas da rede estadual de Teresina-PI. Os dados estão sendo produzidos a partir de duas vertentes instrumentais: teste de verificação de conhecimentos e entrevista semiestruturada. Como resultado parcial do processo investigativo, percebe-se que a bioalfabetização no Ensino Médio público de Teresina-Piauí é fortemente influenciada pela prática pedagógica dos professores de Biologia, na qual os alunos do Ensino Médio apresentam-se nos níveis nominal e funcional, situação comum às escolas brasileiras, em que os alunos apenas reconhecem e memorizam termos, sem compreender o seu significado biológico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO BIOLÓGICA, DOCENTES DE BIOLOGIA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICA PEDAGÓGICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD4_SA18_ID3988_17082016184410.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:05" "updated_at" => "2020-06-10 11:22:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA DA CUNHA GONZAGA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patriciagonzaga18@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conedu" "edicao_nome" => "Anais III CONEDU" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016" "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg" "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }