Este trabalho se propõe a discutir sobre o abuso sexual infanto-juvenil e o importante papel da escola frente a esta problemática. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória, que possui caráter teórico, de leituras de guias, artigos e documentos que fundamentam a temática do abuso sexual e suas implicações com o ambiente escolar. Sabemos que na maioria dos casos de abuso sexual o violentador faz parte do âmbito familiar da criança/adolescente, o que dificulta o rompimento do silêncio e, consequentemente, que o agressor seja punido e que a vítima seja encaminhada para os devidos meios de tratamento. As consequências do abuso sexual são diversas, estas podem ser mais ou menos drásticas de acordo com a idade do início do abuso, com a diferença de idade entre abusador e vítima, bem como com o grau de proximidade entre ambos, com a duração do abuso, com o grau de violência ou ameaça de violência, com a percepção da criança em relação aos atos sexuais realizados contra ela, entre outros fatores e, não havendo uma intervenção precoce, estas podem ser intensificadas. É necessário que as escolas, nas quais crianças e adolescentes passam boa parte do tempo, sejam atuantes na luta para a prevenção, identificação e intervenção nos casos de abuso sexual. Para isso, compreendemos a necessidade de preparo dos profissionais da educação sobre esta problemática, que, de acordo com diversos autores, não é trabalhada nos cursos de formação. Com profissionais capacitados, a escola poderá exercer mais efetivamente seu dever como formadora de cidadãos, garantindo os direitos das crianças e adolescentes e lhes possibilitando maior proteção contra o abuso sexual.