Este artigo traz em sua estrutura uma análise social com base em observações, relatos e reflexões a respeito dos conflitos que denunciam a omissão quanto a intolerância de gênero e sexualidade ocorridos no cotidiano escolar de professores/as e alunos/as em uma escola, pública do interior da Paraíba. Os procedimentos realizados para conduzir este artigo foram: a observação dos participantes e a realização de entrevistas grupais, tendo como referencial teórico também uma análise bibliográfica. O objetivo deste trabalho busca analisar e identificar quais as causas desses conflitos e como os principais atores reagem diante desses acontecimentos que envolvem expressões sexistas, propagação de atitudes violentas e a prevalência dos atos homofóbicos, dentre outros agravos. Portanto, este trabalho estabelece uma discussão livre sobre a postura de professores/as e alunos/as acerca da sexualidade, focando o ambiente educacional como cenário principal e influente na contribuição das relações humanas. Resultado deste estudo contribuiu para uma reflexão social no âmbito educacional sobre a importância e necessidade de se trabalhar as temáticas que envolvem gênero e sexualidade na educação.