O presente artigo, caracteriza-se como um relato de experiência em sala de aula, tendo como referência o Programa de História da Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal da Paraíba (COPERVE- UFPB) implantado entre os anos de 2008 a 2013, elaborado pela professora Rosa Maria Godoy Silveira do Departamento de História dessa universidade. A escolha desse programa baseia-se no fato de ter sido uma proposta inovadora, adotando como concepção dessa disciplina a História Temática, organizado a partir de três eixos: 1ª Série: Cidadania, Participação Política e Poder; 2ª Série: Produção, Trabalho e Consumo; e a 3ª Série: Diversidade Cultural, sendo de nosso interesse no corpo deste trabalho destacar as discussões selecionadas para o terceiro ano do Ensino Médio, enfatizando temas como as relações de Gênero e de Orientação Sexual. Essas problemáticas são extremamente pertinentes e atuais, não podendo mais a escola ignorar este debate, já que esse é um espaço em que a diversidade está presente, podendo contribuir na construção de valores e atitudes que permitam um olhar mais crítico e reflexivo sobre as múltiplas identidades existentes, ajudando no enfrentamento de práticas de desigualdade e de produção de preconceitos e discriminações.