A ausência da temática identidade de gênero assim como a ideologia de gênero no PDE gerou inquietações por parte da autora e de um grupo de professores que lidam, sobretudo com adolescentes.
Destarte, deste desconforto emergiu a presente questão explorada no artigo. Focando especificamente no gênero feminino e revisitando as dificuldades por quais as pertencentes a este passam. A Região Administrativa de Samambaia RA XII foi o palco para o desenvolvimento da pesquisa, por ser uma das RAs em que o número de habitantes do gênero feminino supera os do gênero masculino. Foram escolhidos 10 professores para responderem a questão. Dos 10 professores pesquisados, 9 demonstraram sensibilidade ao tema e, somente 1 demonstrou indiferença, mas, participou. Também foram utilizadas referências bibliográficas concernentes ao tema. A escolha dos professores deu-se de acordo com o interesse prévio pela temática. Todos atuam com adolescentes e percebem muitas famílias desta RA serem chefiadas por mulheres. Estes também demonstram preocupação em desenvolver uma educação significativa , assim, tratando questões contemporâneas como a identidade de gênero e visibilidade à mulher.