Esse trabalho tem como objetivo promover uma revisão da literatura em busca dos aspectos que abordem a vivência do enfermeiro no contexto da sexualidade, sendo esta compreendida como um processo de aprendizagem resultante da articulação com o meio social e a trajetória individual. Investigando também, as pesquisas que pleiteiam discussões de gênero, uma vez que estas articulações envolvendo gênero influenciam diretamente na formação e na assistência da Enfermagem. O método utilizado foi a análise de artigos científicos, no período de 2009 a 2016, encontrados nas bases de dados online: SCIELO e BVS, filtrados por critérios de inclusão e exclusão, resultando em 05 artigos escolhidos. Nos resultados percebe-se que as pesquisas apontam um déficit na formação de enfermeiros, desde a academia, capazes de lhe dar com a sexualidade, que seja do outro ou a própria, sendo influenciados de maneira direta pelas ideologias de gênero estigmatizadas pela sociedade. Entender o processo de sexualidade inerente a profissão contribui tanto para o aprofundamento teórico quanto para uma abordagem de cuidado integral. Portanto, há a necessidade cada vez mais forte, da Enfermagem conhecer esse processo de construção da sexualidade e saber lhe dar com as ideias de gênero, a fim de prestar uma assistência eficaz, igualitária e humanizada.