Este artigo tem como objetivo apresentar pesquisa em andamento, referente ao estudo sobre percepções e estratégias de enfrentamento à homofobia/lesbofobia em escolas de ensino Fundamental II e Médio do município de Caruaru. A pesquisa fundamenta-se no interesse sobre a importância de problematizar temáticas relacionadas às percepções e intervenções adotadas no enfrentamento das situações de homofobia/lesbofobia no âmbito da educação escolar, bem como, pela experiência do autor na análise e reflexões realizadas com seus alunos, decorrentes de observações feitas por eles em escolas da região, sobre as intervenções em relação à temática da homofobia/lesbofobia. A pesquisa propõe estudar duas escolas, nas quais serão desenvolvidas atividades de triagem para realizar o recorte necessário e possível para o estudo. Através de observações e aplicação de ferramentas de pesquisa, como entrevistas e questionários será possível levantar dados que possibilitem uma maior compreensão sobre tais questões. Nesse sentido, buscaremos desenvolver reflexões, bem como, dados teóricos e científicos capazes de subsidiar a ampliação da discussão e abertura de espaços que favoreçam ao diálogo e a proposição de estratégias de compreensão e enfrentamento da lógica mutista, tão presente, ainda, no ambiente escolar.