Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VISÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO “BINGO PERIÓDICO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: TABELA PERIÓDICA, METODOLOGIAS INOVADORAS, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Licenciatura em Química
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18282
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 495
    "inscrito_id" => 1055
    "titulo" => "VISÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO “BINGO PERIÓDICO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A química é uma disciplina em que muitos discentes apresentam dificuldades sendo necessária a utilização de metodologias inovadoras que tornem as aulas mais prazerosas e despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, porém ainda nos deparamos com professores que, muitas vezes, são impossibilitados de planejar e executar atividades diferenciadas, seja pela curta carga horária da disciplina ou a grande quantidade de conteúdos. Com base no exposto e sabendo da importância do uso de jogos para o ensino de Química objetivou-se, com este trabalho, analisar a visão dos discentes sobre a utilização do jogo “Bingo Periódico” como um recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual, localizada na cidade de Areia - PB e o público alvo era de 34 alunos de duas turmas de primeiro ano de ensino médio. A realização deste trabalho foi dividida em três etapas: na confecção, na aplicação e na avaliação do jogo. Ante os resultados obtidos podemos afirmar que a utilização do jogo Bingo Periódico tornou a aula de Química mais interessante contribuindo, de maneira significativa, com a aprendizagem dos alunos, mesmo se tratando de um conteúdo difícil de trabalhar a atividade lúdica auxiliou o professor a ministrar o conteúdo de Tabela Periódica de forma eficiente e divertida; tal atividade favoreceu a participação dos alunos e o trabalho em equipe onde eles puderam compartilhar seus conhecimentos e, consequentemente, ajudarem outros alunos a construírem seus conhecimentos, favorecem também a socialização entre os grupos tornando mais expressiva a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, METODOLOGIAS INOVADORAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID1055_17052016151506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍS MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS"
    "autor_email" => "thais.mcd8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18282
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 495
    "inscrito_id" => 1055
    "titulo" => "VISÃO DOS DISCENTES SOBRE A UTILIZAÇÃO DO JOGO “BINGO PERIÓDICO” COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "A química é uma disciplina em que muitos discentes apresentam dificuldades sendo necessária a utilização de metodologias inovadoras que tornem as aulas mais prazerosas e despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, porém ainda nos deparamos com professores que, muitas vezes, são impossibilitados de planejar e executar atividades diferenciadas, seja pela curta carga horária da disciplina ou a grande quantidade de conteúdos. Com base no exposto e sabendo da importância do uso de jogos para o ensino de Química objetivou-se, com este trabalho, analisar a visão dos discentes sobre a utilização do jogo “Bingo Periódico” como um recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual, localizada na cidade de Areia - PB e o público alvo era de 34 alunos de duas turmas de primeiro ano de ensino médio. A realização deste trabalho foi dividida em três etapas: na confecção, na aplicação e na avaliação do jogo. Ante os resultados obtidos podemos afirmar que a utilização do jogo Bingo Periódico tornou a aula de Química mais interessante contribuindo, de maneira significativa, com a aprendizagem dos alunos, mesmo se tratando de um conteúdo difícil de trabalhar a atividade lúdica auxiliou o professor a ministrar o conteúdo de Tabela Periódica de forma eficiente e divertida; tal atividade favoreceu a participação dos alunos e o trabalho em equipe onde eles puderam compartilhar seus conhecimentos e, consequentemente, ajudarem outros alunos a construírem seus conhecimentos, favorecem também a socialização entre os grupos tornando mais expressiva a aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Licenciatura em Química"
    "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, METODOLOGIAS INOVADORAS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA87_ID1055_17052016151506.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAÍS MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TAÍS"
    "autor_email" => "thais.mcd8@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

A química é uma disciplina em que muitos discentes apresentam dificuldades sendo necessária a utilização de metodologias inovadoras que tornem as aulas mais prazerosas e despertem o interesse e a curiosidade dos alunos, porém ainda nos deparamos com professores que, muitas vezes, são impossibilitados de planejar e executar atividades diferenciadas, seja pela curta carga horária da disciplina ou a grande quantidade de conteúdos. Com base no exposto e sabendo da importância do uso de jogos para o ensino de Química objetivou-se, com este trabalho, analisar a visão dos discentes sobre a utilização do jogo “Bingo Periódico” como um recurso didático no ensino de química. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual, localizada na cidade de Areia - PB e o público alvo era de 34 alunos de duas turmas de primeiro ano de ensino médio. A realização deste trabalho foi dividida em três etapas: na confecção, na aplicação e na avaliação do jogo. Ante os resultados obtidos podemos afirmar que a utilização do jogo Bingo Periódico tornou a aula de Química mais interessante contribuindo, de maneira significativa, com a aprendizagem dos alunos, mesmo se tratando de um conteúdo difícil de trabalhar a atividade lúdica auxiliou o professor a ministrar o conteúdo de Tabela Periódica de forma eficiente e divertida; tal atividade favoreceu a participação dos alunos e o trabalho em equipe onde eles puderam compartilhar seus conhecimentos e, consequentemente, ajudarem outros alunos a construírem seus conhecimentos, favorecem também a socialização entre os grupos tornando mais expressiva a aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.