Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FÍSICA EXPERIMENTAL, ENSINO DA FÍSICA, ROBÓTICA EDUCACIONAL Pôster (PO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18278
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O conhecimento sobre as práticas de ensino que auxiliem na compreensão e aprendizagem de temas abordados em disciplinas como a física ultrapassa fórmulas e resoluções mecanicamente de problemas, pois é necessária uma nova visão da construção de conhecimento como a inserção da robótica educacional. Desta forma este trabalho trata de um projeto educacional desenvolvido em uma comunidade no município de Diamante no Sertão Paraibano, no qual apresentamos algumas abordagens metodológicas em duas turmas do ensino médio, para a contribuição da robótica no meio educacional, em especifico no ensino de física, através do conteúdo da dinâmica Newtoniana. Após a realização das atividades, observamos que houve um estímulo a busca pelo entendimento de fenômenos físicos aliados a tecnologia como principal fonte de conhecimento, além de motivar o aluno a usufruir e interagir deste diferencial em seu aprendizado completando suas ações de forma prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ENSINO DA FÍSICA, ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1144_08052016150546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA ÉRIKA LAURENTINO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ÉRIKA"
    "autor_email" => "nataliafisica2015@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18278
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 294
    "inscrito_id" => 1144
    "titulo" => "UTILIZANDO A ROBÓTICA EDUCACIONAL NAS AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O conhecimento sobre as práticas de ensino que auxiliem na compreensão e aprendizagem de temas abordados em disciplinas como a física ultrapassa fórmulas e resoluções mecanicamente de problemas, pois é necessária uma nova visão da construção de conhecimento como a inserção da robótica educacional. Desta forma este trabalho trata de um projeto educacional desenvolvido em uma comunidade no município de Diamante no Sertão Paraibano, no qual apresentamos algumas abordagens metodológicas em duas turmas do ensino médio, para a contribuição da robótica no meio educacional, em especifico no ensino de física, através do conteúdo da dinâmica Newtoniana. Após a realização das atividades, observamos que houve um estímulo a busca pelo entendimento de fenômenos físicos aliados a tecnologia como principal fonte de conhecimento, além de motivar o aluno a usufruir e interagir deste diferencial em seu aprendizado completando suas ações de forma prática."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "FÍSICA EXPERIMENTAL, ENSINO DA FÍSICA, ROBÓTICA EDUCACIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD4_SA90_ID1144_08052016150546.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA ÉRIKA LAURENTINO BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ÉRIKA"
    "autor_email" => "nataliafisica2015@gmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

O conhecimento sobre as práticas de ensino que auxiliem na compreensão e aprendizagem de temas abordados em disciplinas como a física ultrapassa fórmulas e resoluções mecanicamente de problemas, pois é necessária uma nova visão da construção de conhecimento como a inserção da robótica educacional. Desta forma este trabalho trata de um projeto educacional desenvolvido em uma comunidade no município de Diamante no Sertão Paraibano, no qual apresentamos algumas abordagens metodológicas em duas turmas do ensino médio, para a contribuição da robótica no meio educacional, em especifico no ensino de física, através do conteúdo da dinâmica Newtoniana. Após a realização das atividades, observamos que houve um estímulo a busca pelo entendimento de fenômenos físicos aliados a tecnologia como principal fonte de conhecimento, além de motivar o aluno a usufruir e interagir deste diferencial em seu aprendizado completando suas ações de forma prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.