Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UMA METODOLOGIA DO ENSINO DE LOGICA DE PROGRAMACAO COM ROBOTICA EDUCACIONAL

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      Estudo e implantação de técnicas de programação tem como objetivo desenvolver técnicas de Inteligência Computacional através da implementação de sistemas multiagentes na simulação de futebol de robôs, auxílio no ensino das disciplinas de lógicas e linguagem de programação dos cursos técnicos de Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática; promover a interdiciplinaridade entre os alunos; proporcionar a prática do trabalho em grupo e participar de competições nacionais, regionais e institucionais na área de futebol de robôs por simulação.
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Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Um componente no time de futebol de robôs é o sistema estrategista, no qual o algoritmo responsável recebe do sistema de visão computacional as informações sobre o estado atual do jogo, calculando a forma como os robôs deverão agir e relacionando velocidade com a direção a seguir por cada robô. O presente projeto tem por objetivo principal apresentar algumas estratégias que podem ser usadas por um time de futebol de robôs, tais como: jogadas a serem realizadas e situações de escolha do robô eleito para o chute. O estudo da linguagem C++, Lingo e da biblioteca OpenGL tem valor significativo para a elaboração do ambiente de simulação e validação das estratégias. Estudo e implantação de técnicas de programação tem como objetivo desenvolver técnicas de Inteligência Computacional através da implementação de sistemas multiagentes na simulação de futebol de robôs, auxílio no ensino das disciplinas de lógicas e linguagem de programação dos cursos técnicos de Redes de Computadores e Manutenção e Suporte em Informática; promover a interdiciplinaridade entre os alunos; proporcionar a prática do trabalho em grupo e participar de competições nacionais, regionais e institucionais na área de futebol de robôs por simulação.

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