LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM FORMAR PROFESSORES NO SÉCULO XXI
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 18072 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 1365 "titulo" => "LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM FORMAR PROFESSORES NO SÉCULO XXI" "resumo" => "O presente trabalho traz como objetivo analisar a escolha pela carreira docente entre os discentes do Curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Sabe-se a separação entre “teoria” e “prática” foi o problema que mais fortemente emergiu da discussão sobre a formação de professores naquele período. A falta de articulação entre “disciplinas de conteúdo” e “disciplinas pedagógicas” foi considerada um dilema que, assim como, a dicotomia existente entre bacharelado e licenciatura e a desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática, contribuiu para o surgimento de críticas sobre a fragmentação dos cursos de formação de professores de Biologia. Nesse sentido, esta pesquisa se baseia na aplicação de questionários aos discentes do curso supracitado. Autores como Carvalho e Gil-Perez (2001), evidenciam que muitos alunos justificam tal escolha a fatores que estão relacionados com esta crise indentitária e a equivocada concepção do que é ser um licenciando podem ser respondidos pelos aspectos alusivos às politicas públicas ou a carência destas. Por sua vez, os dados apresentados neste trabalho corroboram que é possível também inferir que a partir dos resultados dessa pesquisa, a trajetória acadêmica dos discentes é permeada por uma representação não dialógica da docência compartilhada pelos profissionais “faça o que eu digo, mas não faça o que faço“, esta, compartilhada também pela sociedade em geral, que desvaloriza e desprestigia a profissão de professor. Sendo de extrema importância, portanto, a inserção de atividades pedagógicas nas disciplinas técnico-biológicas e no exercício dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID1365_17052016204645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEÓFANES ALVES CANDIDO" "autor_nome_curto" => "STEÓFANES ALVES" "autor_email" => "teo_deli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 18072 "edicao_id" => 41 "trabalho_id" => 560 "inscrito_id" => 1365 "titulo" => "LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS OS DESAFIOS DA UNIVERSIDADE EM FORMAR PROFESSORES NO SÉCULO XXI" "resumo" => "O presente trabalho traz como objetivo analisar a escolha pela carreira docente entre os discentes do Curso de Ciências Biológicas na modalidade Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas. Sabe-se a separação entre “teoria” e “prática” foi o problema que mais fortemente emergiu da discussão sobre a formação de professores naquele período. A falta de articulação entre “disciplinas de conteúdo” e “disciplinas pedagógicas” foi considerada um dilema que, assim como, a dicotomia existente entre bacharelado e licenciatura e a desarticulação entre formação acadêmica e realidade prática, contribuiu para o surgimento de críticas sobre a fragmentação dos cursos de formação de professores de Biologia. Nesse sentido, esta pesquisa se baseia na aplicação de questionários aos discentes do curso supracitado. Autores como Carvalho e Gil-Perez (2001), evidenciam que muitos alunos justificam tal escolha a fatores que estão relacionados com esta crise indentitária e a equivocada concepção do que é ser um licenciando podem ser respondidos pelos aspectos alusivos às politicas públicas ou a carência destas. Por sua vez, os dados apresentados neste trabalho corroboram que é possível também inferir que a partir dos resultados dessa pesquisa, a trajetória acadêmica dos discentes é permeada por uma representação não dialógica da docência compartilhada pelos profissionais “faça o que eu digo, mas não faça o que faço“, esta, compartilhada também pela sociedade em geral, que desvaloriza e desprestigia a profissão de professor. Sendo de extrema importância, portanto, a inserção de atividades pedagógicas nas disciplinas técnico-biológicas e no exercício dos docentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Licenciatura em Biologia" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LICENCIATURA, ENSINO DE BIOLOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA93_ID1365_17052016204645.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:03" "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEÓFANES ALVES CANDIDO" "autor_nome_curto" => "STEÓFANES ALVES" "autor_email" => "teo_deli@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-conapesc" "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016" "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg" "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }