A interdisciplinaridade é hoje fundamental para o ensino e aprendizagem. Essa é uma ideia do senso comum, amplamente difundida nos noticiários e na mídia digital, sendo muitas vezes exposta de uma forma distorcida e pouco crítica, banalizando a ideia de interdisciplinaridade nas ciências, muitas vezes, apresentada de forma artificial e forçada. Porém, bons autores e bons textos trazem uma abordagem adequada desse conceito e, de maneira modesta, ansiamos seguir esse exemplo neste texto. Para Moraes (2002), a realidade é complexa, ela requer um pensamento abrangente, multidimensional, capaz de compreender a complexidade do real e construir um conhecimento que leve em consideração essa mesma amplitude. Daí podemos inferir que a interdisciplinaridade é necessária ao conhecimento humano na medida em que permite uma compreensão múltipla da realidade.
Na Matemática não poderia ser diferente. Para esse campo do conhecimento humano, a interdisciplinaridade é útil para se justificar modelos matemáticos, os quais são aplicáveis em várias disciplinas como a Química, a Biologia e a Física. Mais ainda, conhecimentos de outras disciplinas são essenciais para se compreender determinados conhecimentos matemáticos em uma troca salutar de conhecimentos. Portanto, o presente trabalho se propõe a discutir o princípio físico da reflexão óptica, usando uma aplicação de forma interessante, a partir da construção de uma curva conhecida como cardioide. Além disso, o tema discutido aqui utiliza conhecimentos relativos à Cinemática Rotacional e, dessa forma, pode ser visto como uma motivação para esse conteúdo. Esperamos que o presente trabalho possa elucidar questões que ratifiquem a importância da interdisciplinaridade como recurso auxiliar para o ensino-aprendizagem da Matemática.