Introdução: Sexualidade transcende fatores biológicos, envolve também um conjunto de características psicológicas e socioculturais. Na adolescência surgem os impulsos sexuais. Este “destempero hormonal” muitas vezes leva a práticas sexuais desprotegidas, podendo se tornar um problema sério de saúde devido, na maior parte das vezes, à falta de orientação e informação correta e precisa. As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) constituem um dos problemas de saúde mais prevalentes, principalmente na adolescência. A escola é importante para se trabalhar essa temática, pois é local em que o adolescente permanece o maior tempo do seu dia. Podendo proporcionar promoção da saúde para os adolescentes. Objetivos: identificar o nível de conhecimento empírico dos alunos sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos e realizar atividades de intervenção. Metodologia: participaram do estudo, alunos do 1º ano do ensino médio de uma Escola Estadual localizada em Maceió- Al. A coleta de dados ocorreu por meio de questionário respondido de forma anônima que possibilitou a obtenção de dados relativos ao conhecimento dos adolescentes sobre os tipos de DSTs e métodos contraceptivos. Os dados obtidos foram comparados entre os gêneros. Resultados: 86 alunos responderam ao questionário, sendo 44 do sexo masculino (M) e 42 do sexo feminino (F), a média foi 15 anos de idade. Dentre os temas relacionados à sexualidade apresentados, o que gera maior dúvida é sobre DSTs (M:52%, F:33%). Apesar das DSTs terem sido o tema que eles apresentaram ter mais dúvidas, os participantes apresentam um conhecimento maior sobre AIDS/HIV (F: 100%; M: 40%). Tanto as meninas quanto os meninos apresentaram conhecer a importância do uso do preservativo masculino na prevenção de gravidez (F: 88%; M: 100%). Posteriormente, foi realizada uma palestra sobre os principais temas acerca das DSTs de acordo com a classe de patógenos (fungos, vírus e bactérias) tais como: herpes, clamídia, Candidíase, Tricomoníase, Sífilis, Hepatite B, AIDS, Condiloma Acuminado (HPV), Gonorreia e Cancro Mole, em que foram abordados a caracterização da doença, métodos de transmissão, sintomas e prevenção. Sobre os métodos contraceptivos, foram discutidas as principais formas de prevenção, desde o uso de camisinha, métodos hormonais e dispositivo intra-uterino com a intenção de ressaltar a questão da prevenção da gravidez precoce. Após, foi realizada uma dinâmica, os alunos foram divididos em dois grupos, compostos por meninos e o outro por meninas. Cada grupo deveria associar a sintomatologia à doença e, no segundo momento, foi feito o posto, tinham que dizer qual era o sintoma mais característico de acordo com a doença, sendo que cada acerto correspondia a um ponto para o grupo. Conclusão: foi possível identificar que os alunos participantes desse estudo apresentaram conhecimento de informações que são mais discutidas na mídia tais AIDS/HIV e preservativo masculino. É função da escola desenvolver um papel chave de instituição formadora para o cotidiano, minimizando desta forma os riscos à saúde causados por DSTs e gravidez precoce. É necessário a escola abordar mais vezes e de forma mais didática esses assuntos em sala de aula para que haja promoção da saúde no âmbito escolar.